29 de maio | 2016

Turismo está fazendo surgir o guia de turismo em Olimpia

Compartilhe:

O crescimento do setor turístico da cidade está impulsionando o trabalhado de profissionais do setor. Regulamentado pelo Ministério do Turismo em 2014, o Guia de Turismo é o profissional que presta acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos em visitas a um destino, com o objetivo de tornar a viagem mais interessante e enriquecida.

Para exercer a profissão, o Guia necessita ter formação técnica especializada em ins­tituição reconhecida pe­lo MEC e possuir o CADAS­TUR – Cadastro dos Pres­tadores de Serviços Turísticos, emitido pelo Ministério do Turismo.

E em Olímpia o crescimento do turismo tem identificado gradati­va­men­te a necessidade desse profissional como receptivo para os visitantes a fim de mostrar a história, as opções de lazer e a cultura local.

Dessa forma, com o intuito de conscientizar a comunidade a respeito da importância da atuação no ramo, a Secretaria Municipal de Turismo realizou um projeto piloto de city tour com uma excursão de Apare­cida/SP, na quinta-feira da semana passada, dia 19 de maio.

Um grupo de aproximadamente 20 pessoas, entre famílias e terceira idade, per­correu os principais pontos turísticos e históricos do município, acompanhados por funcionários da Secretaria de Turismo.

As igrejas, o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia”, o Orquidário A­gua­pey, o Centro de Atendimento ao Turista e o comércio foram os locais visitados.

A excursão teve ainda a oportunidade de pres­ti­giar uma apresentação do Grupo Nouvelle Époque, do Canadá, que participou do 10º Festival Internacional de Folclore.

Para a Agente e Guia de Turismo, Ana Lúcia Diniz, responsável pela excursão, Olímpia cresceu e aumentou a oferta hoteleira de qualidade.

Segundo ela, esse fator tem incentivado as pessoas a visitarem mais a cidade e, consequentemente, buscarem conhecer outros pontos turísticos. Por isso, a pre­sença do guia local é de extrema necessidade.

“Estou na área há mais de 20 anos e eu acho muito importante. Todos os locais que eu visito, eu contrato um guia local para enriquecer porque viajar é cultura e a pessoa tem que conhecer os lugares. Não só conhecer o lazer, mas conhecer também o histórico, o geográfico e essa parte turística da cidade que, muitas vezes, as pessoas nem se preocupam”, explicou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas