06 de maio | 2007

Tribunal arbitral já recebe média de 15 consultas por dia

Compartilhe:

 

 Em funcionamento desde a quarta-feira (02), o Tribunal de Arbitragem e Mediação do Estado de São Paulo (TAMESP) de Olímpia, já está recebendo média de 15 consultas por dia. A informação foi passado na tarde de ontem, dia 04, pelo advogado Fernando José Soncin, responsável pela coordenação dos trabalhos do órgão de solução de litígios através da justiça privada.

Localizado no mezanino do Edifício Boulevard Shoping, sala 05, o TAMESP tem competência para solucionar conflitos que versam sobre os direitos disponíveis. "Qualquer pessoa física ou jurídica, apta a contratar, pode se socorrer ao Tribunal Arbitral, que é muito usado para resolver litígios nas áreas comercial, industrial, imobiliária, educacional, entre outras, com maior incidência em ações que versam sobre inadimplência financeira (ações de cobrança)", explica o advogado.

A Justiça Privada, através do TAMESP, explica ainda, preza inicialmente pela mediação e conciliação, somente passando à arbitragem após frustradas todas as tentativas de acordo, culminando em sentença arbitral que será proferida num prazo máximo de seis meses.

Fernando Soncin estima que na prática o tempo médio de solução varia de 30 a 60 dias. "A arbitragem, como Justiça Privada, tem na simplificação de procedimentos uma de suas principais características, permitindo que o litígio seja resolvido com mais rapidez. É importante enfatizar que a Justiça Privada é alternativa e não substituta do Poder Judiciário".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas