04 de setembro | 2017
TRE retira Cajobi e Embaúba da 80ª Zona eleitoral de Olímpia
Uma alteração realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo está retirando quase 11 mil eleitores inscritos na 80.ª Zona Eleitoral, Comarca de Olímpia. Trata-se de uma reorganização determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). São mais de oito mil do município de Cajobi e 2,5 mil aproximadamente, do município de Embaúba.
De acordo com a informação obtida pela reportagem, são pelo menos 8.176 eleitores de Cajobi e 2.560 de Embaúba, todos que estavam aptos a votar nas eleições municipais realizadas em outubro de 2016, que foram transferidos para a 171.ª Zona Eleitoral, em Monte Azul Paulista.
A mudança foi aprovada em sessão realizada no dia 15 de agosto próximo passado, através da Resolução número 413/2017, que dispõe sobre a reorganização da primeira instância da Justiça Eleitoral no Estado.
Com isso, serão extintas 32 das 425 zonas eleitorais, bem como remanejado o eleitorado entre zonas e municípios. Foi criada, ainda, uma zona eleitoral em Urânia, resultante do desmembramento da 152ª Zona Eleitoral – Jales. Não há alterações na capital.
O documento obedece à Resolução TSE nº 23.520/2017, diploma que define os critérios para a manutenção de zonas eleitorais em todo o Brasil.
Durante os estudos do rezoneamento, foram identificadas diversas oportunidades de melhoria na estrutura existente para promover a racionalização dos serviços e economia de custos operacionais, considerando as restrições orçamentárias do setor público.
Segundo o presidente do TRE, des. Mário Devienne Ferraz, “o eleitor não será prejudicado com as mudanças”. As zonas eleitorais extintas serão transformadas em postos de atendimento com estrutura e capacidade para atender as demandas da população.
A efetiva extinção das zonas eleitorais e o remanejamento dos eleitores ainda será regulamentado pelo Tribunal, tendo em vista a readequação das rotinas internas, no prazo de até 60 dias.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!