14 de dezembro | 2014

Tráfico de drogas já supera em quase 30% números de 2013

Compartilhe:

Somente até o mês de outubro deste ano, os crimes de tráfico de entorpecentes já superam em quase 30% os números registrados em todo o ano de 2013. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do Governo do Estado de São Paulo, até outubro de 2014 foram registradas 108 ocorrências do gênero contra 84 nos 12 meses do ano passado.

Além disso, os números apurados até outubro indicam que neste ano o tráfico de entorpecentes representa 54% aproximadamente, das ocorrências registradas. Segundo os dados divulgados foram 108 registros ligados ao tráfico contra o total de 202 ocorrências.

Já em 2013, de 253 ocorrências registradas, 84 eram ligadas ao tráfico, ou seja, aproximadamente 33%.

Assim como no caso da dependência química ou, até mesmo em razão disso, essa tipificação de crime está abrangendo jovens na faixa etária entre 14 e 27 anos, principalmente. Dentre esses jovens, há vários registros envolvendo mulheres o que, num dos casos recentes, mostra que adolescentes femininas também acabam sendo envolvidas.

Esse, por exemplo, é o caso de Lelandra Inês Copili, de 18 anos de idade, que foi presa em flagrante pela Polícia Militar com 18 porções de cocaína que pesaram 16 gramas e R$ 204,00 em dinheiro, na madrugada de quarta-feira, dia 10, por volta das 3h50.

A prisão da jovem, nas proximidades da Rua São Paulo também dá noção de que o Jardim São José, na zona sul, é onde tem acontecido grande parte dos flagrantes nos últimos meses.

A Polícia Militar tem atuado no sentido de coibir o tráfico, mas quando um suspeito é retirado de circulação, logo em seguida aparece outra pessoa pelo menos envolvida com traficantes para substituir aquele que fora flagrado.

MAIS DO MESMO

Outro caso recente também no Jardim São José foi a prisão do desocupado André Francisco de Oliveira, de 19 anos, que é morador do bairro e foi pego com 25 pedras de crack que pesavam 11 gramas. Esse caso foi registrado no início deste mês de dezembro.

Mas o caso que teve maior representatividade nos últimos meses, também no mesmo bairro, foi a apreensão de 73 pinos cheios de cocaína, 58 pedras de crack e 20 porções de maconha, em duas ocorrências do gênero no período de aproximadamente 10 horas do mesmo dia.

Nesse caso, além das prisões de um rapaz de 18 anos e uma mulher de 33 anos, um adolescente de 16 anos também foi apreendido em flagrante. O menor JFZ foi surpreendido com 14 porções de maconha, 16 pedras de crack e 12 pinos com cocaína.

Mas a maior quantidade foi apreendida com Eigon Guilherme Petrinca, de 18 anos, e Valéria Patrícia Menezes, de 33 anos. Com eles foram encontrados 61 pinos de cocaína, 42 pedras de crack e seis porções de maconha.

Recentemente, também no Jardim São José foi apreendido o menor BRS, de apenas 14 anos, foi apreendido com oito porções de maconha no cruzamento da Rua São Paulo com a Rua da Penha, próximo de um bar conhecido por Salve Jorge.

Ocorrências de assaltos já são 35% maior que no ano passado

O número de ocorrências registradas referentes a assaltos praticados em Olímpia neste ano já é aproximadamente 35% maior que o total de casos verificados nos 12 meses de 2013. Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do Governo do Estado de São Paulo, até outubro de 2014 já foram 66 casos contra apenas 49 no ano anterior.

No entanto, em uma proporção ainda maior se encontram os casos de roubos de veículos que eram apenas três em 2013 e já aumentaram 66,6% neste ano, já chegando ao total de cinco registros somente até o final do mês de outubro.

Nesses casos duas situações chamam a atenção. Se no caso de roubos de veículos a situação era estável em 2013 em relação a 2012 – ambos com três ocorrências, nos casos de outros roubos que, pelo menos nas últimas semanas aparecem os telefones celulares, no ano passado (49) foi registrada uma redução em relação a 2012 (65).

Mas a violência que tem tanto preocupado a população de Olímpia, já chegou a bater na porta de pessoas no mínimo envolvidas com a responsabilidade de melhorar as condições de vida das pessoas da cidade.

Quem sabe, com essa situação, a administração do município passe a pensar em melhorar as condições de segurança pública local que, a cada dia que passa, tem gerado casos cada vez mais numerosos de ocorrências de furtos e principalmente roubos.
Isso porque, em novembro deste ano dois assaltantes invadiram a casa do funcionário público municipal nomeado em comissão, que ocupa o cargo de secretário municipal de Governo, José Paulo Polisello, conhecido por Pita, de 36 anos de idade, que acumula o cargo de diretor do Escritório de Captação de Recursos (ECR), que, além disso, é companheiro político do prefeito Eugênio José Zuliani, e carregaram o carro dele, um Fiat Stillo, ano 2010, preto, com placas EAZ 3099, de Olímpia.

FURTADO E DEPOIS ROUBADO

Por outro lado, entre o final de novembro e começo de dezembro, corretor Marlon da Silva Selete, de 25 anos, em menos de 48 horas acabou sendo vítima de um furto e depois de um roubo. No primeiro caso os ladrões levaram a quantia de R$ 1,3 mil que estavam no interior do veículo dele.

No segundo caso, depois de dominarem a vítima, um bando de ladrões armados com revólveres que ocupavam duas camionetes, o sequestraram e roubaram as quatro rodas com pneus de uma camionete Saveiro e todos os equipamentos de som que se encontravam instalados no veículo dele.

No caso do roubo ele foi abordado pelos ocupantes das duas camionetes na noite do dia 1.º de dezembro, por volta das 22h30, na Rua João Rímoli Neto, no Jardim Menina Moça, na zona leste de Olímpia.

O corretor foi agredido e deixado amarrado em um canavial de uma propriedade rural nas proximidades do trevo das rodovias Armando de Salles Oliveira, SP-322, e Assis Chateaubriand, SP-425.

Já na noite do dia 29 de dezembro, um sábado, ele tinha sido vítima de um furto enquanto esteve com o veículo parado defronte ao número 143 da Avenida do Folclore, no Jardim Santa Ifigênia, na zona norte. Consta que o veículo permaneceu no local por aproximadamente 10 minutos.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas