06 de maio | 2007

Total de dengue cresce 43% e chega a 239 casos positivos

Compartilhe:

 

O total de casos de dengue cresceu 43% nas duas últimas semanas e já chega a 239 casos positivos da doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Pelo menos esta é a informação oficial divulgada nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os últimos números oficiais tinham sido divulgados na quinta-feira, dia 19 de abril, e indicavam o total de 167 casos positivos. Até nesta semana apenas127 suspeitas foram negativadas.

Outro número divulgado nesta semana foi o total de notificações que também teve crescimento considerável no mesmo período. Com um aumento de 34%, passou de 448 para 602.

No entanto, e neste caso o mais preocupante, chama mais ainda a atenção para o problema o total de casos suspeitos que teve crescimento de 65%. Neste caso passou de 166 para 275 pessoas com suspeita da doença ainda aguardando resultado de exames.

Na quinta-feira (03) a secretaria local recebeu reforço da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) da cidade de Barretos, que enviou 21 agentes para atuar em Olímpia no combate a criadouros do mosquito transmissor.

Em razão da confirmação da situação de epidemia quando o total passou dos 150 casos positivos, a secretaria deixou de realizar a coleta de amostras para exames de sorologia no Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto.

O motivo da suspensão destas coletas é porque o município se encontra em ampla fase de transmissão de dengue. No entanto, continuam sendo feitas notificações e outras ações de campo no combate a criadouros.

Para a confirmação ou não de um caso da doença está sendo feita avaliação pelo vínculo epidemiológico e sintomas, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

Histórico

Esta é a quarta epidemia de dengue em Olímpia, a terceira sob a administração do prefeito Luiz Fernando Carneiro e do secretário municipal de Saúde, Giovanni Baptista da Silva Júlio.

A primeira delas ocorreu no ano de 1996, último ano da administração do ex-prefeito José Carlos Moreira, quando foram contabilizados 111 casos positivos.

A segunda epidemia e de maiores proporções que a primeira, foi registrada no primeiro ano do primeiro mandado do prefeito Luiz Fernando Carneiro.

Em 2001, segundo informações obtidas junto ao endereço eletrônico do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) "Professor Alexandre Vranjac", da Secretaria Estadual de Saúde, foram totalizados 783 casos positivos.

Depois disso, já no atual mandato do prefeito Carneiro, ocorreu a terceira epidemia da doença, quando foram totalizados 858 casos positivos, a maior incidência registrada no histórico da dengue no município de Olímpia.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas