08 de novembro | 2021

Todas escolas estaduais de Olímpia serão em tempo integral em 2022

Compartilhe:

 


A Escola Estadual Dona Anita Costa é uma das quatro que já são período integral.
Em 2022, as demais também serão regidas pelo PEI – Programa de Ensino Integral que potencializa a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.


DA REDAÇÃO COM LEONARDO CONCON

A informação de que todas as escolas estaduais de Olímpia passam a ser PEI (Programa de Ensino Integral) em 2022, passada pelo secretário Rossieli Soares quando de sua última visita em Olímpia, foi confirmada na quarta-feira, 3 pela supervisora da Divisão Região de Ensino de Barretos, Sumaia Ganej Domingues.

Em Olímpia são 4.131 alunos na rede estadual. Do 6º ao 9º ano, 2.597 alunos; 1ª a 3ª série do ensino médio, 1.534 alunos.

Até este ano apenas quatro escolas: Anita Costa, Dalva Vieira Itavo, Alzira Zacarelli e Capitão Narciso Bertolino, e as unidades dos distritos de Baguaçu e Ribeiro dos Santos. A partir de 2022, passam a ser PEI as escolas estaduais Dr. Antonio Augusto Reis Neves, Dr. Wilquem Manoel Neves e Maria Ubaldina de Barros Furquim.

SETE OU NOVE HORAS CONTÍNUAS

O período integral é dividido em dois horários, de 7 e de 9 horas, boa parte são de 7 horas contínuas para abrigar mais alunos, com dois períodos: das 7h às 14h e das 14h às 21h, e dando preferência para o período da manhã para alunos de 11 a 14 anos de idade. O período noturno ficará reservado para alunos que trabalham – eles entram às 19h e sairão às 23h.

Uma das escolas que contribuíram decisivamente para que este sistema se solidificasse em Olímpia, foi a Capitão Narciso Bertolino, onde a situação já existe há vários anos e já conseguiu formar com qualidade vários alunos de nossa cidade.

Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.

São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.

O CALENDÁRIO DE 2022

O calendário do ano letivo de 2022 prevê recessos ao final do primeiro e terceiro bimestres. As férias serão mantidas nos meses de julho e janeiro. Também estão previstos dois períodos para recuperação nas férias entre 4 e 21 de janeiro e 11 e 22 de julho.

As Semanas de Estudos Intensivos continuam em momentos-chave de cada bimestre para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes. O calendário prevê ainda as datas para os conselhos de classe bimestrais e reuniões de planejamento/replanejamento e formação.

“O foco total será recuperar a aprendizagem perdida pelos nossos estudantes na pandemia. No primeiro dia útil de janeiro de 2022 já teremos aulas de recuperação, como também ocorreu em janeiro deste ano. Não podemos deixar nenhum aluno para trás”, ressaltou o secretário da Educação de SP, Rossieli Soares.

CONFIRA AS PRINCIPAIS DATAS:

• Recuperação nas férias: entre 4 e 21 de janeiro
• Início do ano letivo: 2 de fevereiro
• Período primeiro recesso (fim do primeiro bimestre): entre 18 e 22 de abril
• Período das férias (fim do segundo bimestre): entre 11 e 25 de julho
• Recuperação nas férias: entre 11 e 22 de julho
• Período segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 10 e 14 de outubro
• Encerramento do ano letivo: 23 de dezembro

Calendário por bimestre:

• 1º bimestre: 2 de fevereiro a 14 de abril
• 2º bimestre: 25 de abril a 8 de julho
• 3º bimestre: 26 de julho e 7 de outubro
• 4º bimestre: 17 de outubro a 23 de dezembro

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas