03 de março | 2023

Semana do aniversário: homenagens, inaugurações e show do Leonardo

Compartilhe:

120 ANOS DEPOIS!
Os destaques das inaugurações foram a Areninha no Viva Olímpia/Harmonia e a creche do Maranata.
Alimentos com o ingresso solidário do show com o cantor Leonardo serão enviados para São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

 

As comemorações dos 120 anos de Olímpia começaram na sexta-feira passada, 24, com homenagem no Coreto, exposições de arte, inaugurações, culminando com o show com o cantor Leonardo ontem à noite no Recinto do Folclore. Hoje, terá missa alusiva ao aniversário da cidade.

O Coreto da Praça Rui Barbosa recebeu, na noite de sexta-feira (24), a abertura oficial das comemorações dos 120 anos da Estância Turística de Olímpia. A ação, realizada pela Prefeitura, em parceria com a Associação Olímpia para Todos, apresentou o projeto Memória Viva “Olímpia 120 anos – Nossa História, Nossa Gente”, resgatando memórias e conquistas da cidade menina moça, Capital Nacional do Folclore e terra das águas quentes.

No palco, os alunos da rede municipal de ensino apresentaram a história de Olímpia, desde os índios e desbravadores, passando pelas fases de desenvolvimento para enaltecer sua cultura e crescimento. Um coral também formado por alunos da Educação, entoou a música “Olímpia Querida” de autoria do saudoso professor e compositor Wadão Marques, para homenagear a cidade.

Na cerimônia, o projeto Memória Viva homenageou a olimpiense ex Zuleica Carneiro Zangirolami, que foi primeira-dama da cidade e se destacou por seu trabalho social voltado para a educação com a construção de diversas creches municipais.

ARENINHA INAUGURADA
NA SEGUNDA-FEIRA

Na segunda-feira (27) foi inaugurado um novo módulo esportivo no Bairro Viva Olímpia/Harmonia, chamado de “Arena Esportiva”, é composto por campo sintético, quadra de basquete 3×3 e arquibancada. “Esse é mais um presente para a cidade, em comemoração aos seus 120 anos”, disse o prefeito Fernando Cunha.

Na terça-feira (28) foram inauguradas duas novas exposições. A primeira exposição, intitulada “120 olhares em Olímpia”, é um presente da Prefeitura para a cidade e conta com 120 registros fotográficos destacando a história, memórias,- locais, atrativos e marcas do desenvolvimento.

A mostra foi criada em parceria com a bibliotecária e historiadora Maria do Carmo Moreira Kamla Passi e o historiador e mestre Ivair Augusto Ribeiro, que escolheram fotos marcantes da trajetória da cidade.

DO EXU A JESUS CRISTO

Já a segunda exposição, intitulada “O que vem de dentro”, é uma coletânea de obras fotográficas sobre o tema “do Exu a Jesus Cristo”, celebrando a humanidade, o respeito e a liberdade.

Com pesquisa e curadoria do escritor, roteirista, curador de fotografia e editor de São Paulo, Diógenes Moura, a mostra reúne trabalhos dos fotógrafos e pesquisadores Adenor Gondim, Bruno Bam, Dani Tranchesi, Daniel Pinheiro, Gisele Martins, Guy Veloso, Iuri Marc, Lita Cerqueira, Luiz Moreira e Márcio Vasconcelos.

Além das exposições, a cerimônia de inauguração contou com uma apresentação cultural da Associação Cultural e Social Tenda de Umbanda Caboclo Caramã e Pai Cesário, coordenada pela senhora Maria Gertrudes, a mãe Gê, saudando os orixás e outros deuses revelados no novo acervo.

CRECHE MARANATA
FOI INAUGURADA NA QUARTA-FEIRA

Na quarta-feira, 01, foi inaugurada a creche do Jardim Maranata, uma obra que se arrastou por anos e esbarrou em diversos impasses burocráticos e judiciais, desde a regularização da área, documentação, paralisação das obras por falta de liberação de recursos federais, entre outros trâmites que inviabilizaram sua inauguração anteriormente.

A unidade vai abrigar a Creche Pedrinho, integrando um projeto de reestruturação das unidades escolares desta região para atender os moradores dos bairros Jardim Maranata, Hélio Cazarini (Cohab III), São José e adjacências.

SHOW COM LEONARDO
E MISSA CELEBRADA PELO BISPO

Na quarta-feira, 01, à noite, aconteceu o show do cantor Leonardo, com ingresso solidário trocado por alimentos que serão destinados às famílias atingidas pela tragédia de São Sebastião, afetadas pelas fortes chuvas que provocaram deslizamentos de terra e alagamentos, deixando milhares de pessoas desabrigadas.

Por fim, com o objetivo de agradecer as bênçãos e conquistas, foi realizada uma Missa em Ação de Graças ao Aniversário de Olímpia e à Abertura do Ano Letivo da Rede Municipal de Ensino, no dia 02 de março, dia do aniversário, às 19 horas. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Milton Kenan Júnior, na Igreja Matriz de São João Batista.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas