25 de fevereiro | 2007

Secretário exime prefeitura e população de culpas

Compartilhe:

 

Ao comentar a reunião que fez apenas na quarta-feira (21) com os moradores do bairro São Bendito, atingido pelas fortes enxurradas no final da madrugada do domingo (18), o secretário de Obras e Viação, Gilberto Tonelli Cunha, eximiu de culpa tanto a prefeitura de Olímpia quanto a própria população.

"Muitas pessoas estão falando que são construções irregulares. Na verdade, não podemos estar afirmando isso e nem botando a culpa nem em moradores e nem na prefeitura, porque essa galeria foi construída na década de 70 pelo ex-prefeito Álvaro Marreta C. Ayusso)", comentou.

Explicou o secretário que na época a obra foi suficiente para atender as necessidades do local: "Era uma obra muito boa, mas a captação hoje com o crescimento do bairro, com as construções, com os muros que foram sendo construídos, os fechamentos que foram sendo feitos, o pessoal foi construindo em cima da galeria, acabou causando esse problema".

Ressaltando que os proprietários dos imóveis, embora construindo sobre a galeria pluvial possuem suas escrituras reforçou as causas do problema: "porque vai estourando os muros, a enxurrada vai indo de uma casa pra outra, provocando os danos nas casas mais baixas".

De acordo com o secretário inicialmente foram interditados imóveis inclusive os alugados: "essas casas que foram interditadas, são dois ou três imóveis que são alugados, que a gente está pedindo aos proprietários que aguardem mais um pouco".

Obra do século

O secretário conta que na região da Vila Rodrigues, rua 7 de Setembro, acontecia a mesma coisa e que depois que foi feito o serviço de galeria houve solução para o problema e uma valorização grande dos imóveis: "Você passa lá hoje e está todo mundo reformando e ajeitando suas casas", afirmou fazendo alusão a ter sanados os problemas da região.

Por outro lado, morador antigo da cidade de Olímpia, Demóstenes Cervo, 68 anos, diz que o sistema construído tinha condições de prevalecer por aproximadamente 25 anos e foi feito há mais de 50 anos atrás e não suporta mais.

Além disso, a própria poluição gerada pela população é um complicador, além de pedras que são levadas pelas enxurradas. Ele lembra que quando ainda jovem acompanhou a realização da obra, segundo disse, na época do prefeito Wilquem Manoel Neves. Ele contou inclusive do chamado na época de "buracão do pito-aceso".

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas