15 de abril | 2008

Secretário confirma 15 casos de dengue: só um importado

Compartilhe:

O secretário municipal de Saúde, Giovanni Baptista da Silva Júlio, confirmou na quinta-feira, dia 10, que o município de Olímpia já tem 15 casos positivos de dengue em 2008, sendo que destes apenas um foi considerado importado, provavelmente o que chegou a ser indicado como o modo hemorrágico da doença.

No total, segundo disse, até na manhã do dia 10, eram 85 notificações, com 14 casos positivos autóctones, contraídos na própria cidade de Olímpia, e um considerado importado, quando a pessoa é picada pelo mosquito contaminado em outra cidade, mas a notificação feita em Olímpia.

Das 85 notificações, entretanto, segundo Baptista Júlio, em 42 os resultados dos exames não confirmaram a doença. Porém, há ainda outros 25 casos considerados suspeitos, o que pode até elevar o número de positivos já nesta semana.

Principalmente se continuar na mesma proporção de casos positivos, o total de casos positivos pode ultrapassar a 20 ainda nesta semana, pois se considerarmos o total de negativos e positivos (57), os 15 confirmados representam em torno de 26% das notificações.

Porém, no campo das hipóteses, se ainda restavam, até na manhã da quinta-feira da semana passada, outras 25 notificações aguardando resultados de exames, na proporção de 26% teria, ainda pelo menos outros seis casos que podem ser confirmados.

Por isso, o trabalho preventivo tem sido constante, primeiro através de bloqueios mecânicos e se for o caso o bloqueio químico através do uso do veneno. “Mas isso tem que ser bastante racional. O mais importante é eliminar os criadouros”, argumenta o secretário.

A região do Jardim Santa Fé, segundo foi divulgado na semana passada, é a que registra maior índice de contaminação, com seis casos positivos, seguida do Jardim Santa Ifigênia com cinco. Também foram confirmados casos nos Jardins São José, Santa Rita e São Benedito. Há um caso positivo na zona rural, cuja região não foi divulgada.

Em 2007 o município registrou uma epidemia da doença com mais de 500 casos e, segundo a Secretaria, neste mesmo período do ano passado já tinham contabilizadas 306 notificações, com 180 positivos e 126 negativos.

“Temos que continuar nos preocupando em cuidar dos quintais e de possíveis criadouros do mosquito transmissor. A dengue está controlada com as ações feitas por nossos 39 agentes, mas é necessário muita precaução e conscientização da população”, disse Breno Canevarolo, responsável pelo IEC (Informação, Educação e Comunicação).

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas