26 de abril | 2015

Secretaria da Saúde pode estar escondendo casos de dengue

Compartilhe:

A Secretaria Municipal da Saúde pode estar escondendo a realidade da dengue em Olímpia, doença transmitida pela fêmea do mosquito Aedes-Aegypti contaminada. Além disso, tudo indica que seria uma tentativa de não confirmar uma epidemia da doença na cidade.

A essa conclusão se pode chegar ao analisar as informações mais recentes divulgadas por veículos de comunicação de Olímpia. Nesta sexta-feira, dia 24, foi divulgado o total de 200 casos em dois jornais locais, mas com números divergentes em relação à espera de resultados.

Os dois jornais informavam o total de 200 casos positivos, mas um deles que tem estreita ligação com o gabinete do prefeito Eugênio José Zuliani, divulgou que eram esperados resultados de 122 exames. Já em outro, cujo responsável pela redação também tem funções de assessoria junto ao mesmo gabinete, o total esperado seria de 162 exames.

Além disso, há também divergências em relação ao total de casos de exames que tiveram resultados negativos. Um deles informa o total de 75 e o outro de 87, respectivamente.

Importante destacar que considerando as últimas informações oficiais, não seria prudente acreditar que nesta semana teriam sido confirmados apenas oito casos em razão do ritmo que a doença estava atingindo.

Outro fator a ser considerado é que, ao contrário do que ocorreu no início deste mês de abril, quando foram divulgados casos de contaminação de turistas que visitam a cidade, também nesse caso as informações simplesmente desapareceram.

Outra questão que chama a atenção, segundo o que foi publicado na terça-feira, dia 21, por um jornal de Barretos, a cidade já totalizava 192 casos de dengue.

De acordo com o que foi apurado na semana passada, os casos suspeitos estão aumentando e bastante. Na quinta-feira, dia 16, a reportagem fez uma verificação em dois postos de atendimento de saúde da cidade e, naquele momento havia oito pessoas com suspeita de dengue aguardando os resultados de exames. Isso, sem contar o que pode estar ocorrendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Segundo a última informação oficial, que foi no início de abril, os números mostravam um crescimento considerável de casos positivos da ordem de 60% aproximadamente.

No período de 12 dias, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em comparação aos dados que foram divulgados no dia 19 de março, o número de casos de dengue tinha aumentado de 66 para 105.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas