30 de março | 2008

Saúde registra dois casos de catapora em creche do Jd. Campo Belo

Compartilhe:

De acordo com o que foi divulgado no final de semana pela imprensa local, na semana passada a Secretaria Municipal de Saúde, teria confirmado o registro de dois casos de catapora na creche municipal do Jardim Campo Belo. Consta que, devido a um surto da doença verificado em 2007, a Vigilância Epidemiológica já teria efetuado o bloqueio.

Seguindo o que foi divulgado, foram imunizadas todas as crianças que ainda não tinham sido vacinada em 2007. Também foi dada orientação a pais e responsáveis para que procurem uma Unidade Básica de Saúde, assim que perceberem algum sintoma da doença.

A catapora é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral é benigna, mas costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.

A transmissão, que se dá por via aérea, é bastante em época de chuva e frio, quando as pessoas se juntam em locais fechados com maior freqüência, por isso as crianças, em fase escolar, têm mais chances de serem contagiadas. A contaminação é praticamente certa, se uma criança ou adulto que nunca teve a doença entrar em contato com pessoa contaminada pelo vírus.

A catapora começa com pontinhos vermelhos espalhados pelo corpo parecidos com picadas de inseto, fase que é difícil de ser detectada facilmente. As manchas, após dois ou três dias, crescem e mudam de aspecto tornando-se bolhas cheias de um líquido transparente, que podem aparecer em regiões delimitadas ou no corpo inteiro.

Os sinais podem aparecer também nas mucosas da boca, nariz e olhos. Além de uma coceira intensa, pode apresentar febre baixa e dor de cabeça. A catapora pede repouso durante os primeiros dias depois de surgirem os primeiros sintomas.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas