05 de abril | 2009

Saúde registra caso de dengue na área central

Compartilhe:

 

A Secretaria Municipal de Saúde registrou um caso positivo de dengue clássica, doença transmitida pelo mosquito aedes-aegypti adulto, no centro da cidade de Olímpia. A informação foi confirmada na quinta-feira desta semana, dia 2, pela secretária Silvia Elisabeth Forti Storti. De acordo com ela, até então foram 38 notificações com 21 resultados negativos e ainda são aguardados resultados de 16 exames.

"É preocupante, inclusive, temos um caso de dengue clássico positivo. Só que é um histórico que a pessoa viajou. No município não temos transmissão, mas a equipe está fechando o caso para saber se é importado ou não", avisou.

Por isso, ela pede para que a população continue alerta: "Vamos eliminar todos os criadouros porque se temos um caso, mesmo que seja importado, está aberto. Por isso é importante a participação da população", reforçou.

O caso chegou a ser informado como sendo "fortemente positivo" na sexta-feira, dia 27, pela funcionária responsável pelo setor de Ações em Saúde, que responde também pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), de Olímpia, enfermeira Marli Belluci. O caso confirmado é de um homem que reside, segundo Belluci, na rua São João, região central da cidade.

Embora sendo tratado como um caso importado, aquele em que a pessoa adquiri a dengue em outra localidade, mas com o risco de começar a transmissão da doença em Olímpia, a questão gerou mais preocupações e levou a uma solicitação para a Sucen de Barretos fazer uma nebulização para matar mosquitos alados, ou seja, os mosquitos adultos já em fase de vôo.

De acordo com a informação, a pessoa colheu a amostra de sangue na manhã da sexta-feira, dia 27, com fortes sintomas de dengue. A pessoa passou por uma cidade, no tempo de contrair dengue, onde estava havendo a circulação do vírus.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas