20 de abril | 2014

Saúde recebe reforço de mais 3 médicas cubanas

Compartilhe:

Da redação e assessoria

A Secretaria Municipal da Saúde de Olímpia recebeu na quinta-feira, dia 17, o reforço de mais três médicas cubanas do Programa Mais Médicos do Governo Federal. Edelmis Navarro Domingues, Tânia Gonzales Fonseca e Tatiana Lago Columbi, são médicas generalistas especialistas em estratégia de saúde da família.

As três médicas foram apresentadas ao prefeito Eugênio José Zuliani pela secretária de Saúde Silvia Elizabeth Forti Stort, e pela diretora de Atenção Básica enfermeira Rosa Maria de Carvalho. No entanto, não foi divulgado em qual ou quais unidades elas trabalharão.

As três participaram de missão na Venezuela e agora atenderão pacientes de Olímpia, após passarem pelo período de acolhimento para conhecerem toda a rede e os fluxos de atendimento a população. Em março o município já havia recebido a médica cubana Yolaysi Comendador Zamora.

Segundo informações da secretária de Saúde, Silvia Forti, o município será responsável pela concessão de moradia, alimentação e deslocamento apenas.

Ao Ministério da Saúde cabe custear a bolsa-formação em favor dos médicos, no caso seu salário, bem como garantir supervisão e tutoria aos participantes.

Já os médicos devem cumprir a carga horária do programa, ou seja, 32 horas de ações de capacitação na realização de atendimento na Atenção Básica e 8 horas de ações de capacitação na realização de atividades acadêmicas. Além disso, há outros deveres estabelecidos na regulamentação do Programa.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas