09 de novembro | 2014

Saúde realiza “Novembro Azul” sem ter médico urologista

Compartilhe:

A Secretaria Municipal da Saúde de Olímpia está realizando a campanha “Novembro Azul”, que tem a finalidade de desenvolver a prevenção contra o câncer de próstata, doença que atinge exclusivamente a pessoa do sexo masculino, mas sem ter um médico urologista atendendo em sua rede. O que tinha acabou de pedir exoneração e já não está mais atendendo no ARE (Ambulatório de Referência e Especialidade), que funciona no chamado Postão.

A informação é da diretora da Divisão de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde, de Olímpia, Rosa Maria Carvalho, durante entrevista que concedeu no início da tarde desta sexta-feira, dia 7, a uma emissora de rádio local.

A questão surgiu inicialmente quando houve o telefone de um homem que se identificou pelo nome de José, relatando que fez exame de sangue PSA e que nada foi constatado, mas aparentando dúvida queria saber a necessidade de realizar o exame de toque retal, ou seja, o exame de toque de próstata e foi falado a ele que era bom passar por esse exame para uma confirmação de diagnóstico.

Porém, o senhor José foi logo avisado de que não poderia passar por uma consulta agora e o consequente exame de toque retal agora, justamente pela ausência de um médico urologista. “Estamos com problema agora, no final do ano, que o nosso urologista pediu as contas. Ele exonerou-se”, afirmou a diretora.

Em seguida a diretora foi informada de uma pergunta deixada com a central técnica da emissora por outro homem que teria se identificado como Antônio, do Jardim Universitário, a respeito da ausência de um médico urologista na rede pública local.

A resposta foi praticamente a mesma, ou seja, de que a rede púbica está sem o profissional da área, mas desta feita com a explicação que o caso pode ter encaminhado para a central de regulação de exames da Secretaria Municipal da Saúde que tem poder de encaminhar para o serviço de referência.

Segundo a diretora, depois de aprovado o exame o paciente pode ser encaminhado para o AME de Barretos; Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto; ou Hospital de Base (HB) de São José do rio Preto. “A gente pega vaga na rede”, asseverou.

Ainda segundo a informação da diretora, a vaga de médico urologista poderá ser preenchida através de um concurso cuja prova será realizada no próximo dia 14 de dezembro. “Então, a gente deve contratar o novo médico para atender no início de janeiro”.

Por isso, no caso do senhor José, que estava em duvida a respeito de saber apenas o resultado o exame de sangue (PSA), a diretora orientou que “para o início do ano que vem o senhor pode agendar com o urologista. Passe por uma consulta para o senhor não conviver com a dúvida”.

Na cidade, atualmente, há apenas um médico particular atendendo. Quer dizer, fora da rede pública, mas que pode ser procurado por pessoas que possuem convênios de saúde.

CÂNCER DE PRÓSTATA

De acordo com a informação que consta no site da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino.

A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula.

Em 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia iniciou uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.

O movimento Novembro Azul é realizado em parceria pela SBU e o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas