01 de janeiro | 2011

Saúde pode começar ano com a demissão em massa de médicos

Compartilhe:
 
A Secretaria Municipal de Saúde pode iniciar 2011 enfrentando uma demissão em massa de médicos. Essa possibilidade foi exposta na tarde da terça-feira, dia 28, pelo próprio prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, durante entrevista que concedeu a esta Folha.


O problema, segundo ele, está vinculado às exigências que estão sendo apresentadas pelo Conselho Municipal de Saúde, para que os médicos contratados pelo município cumpram rigorosamente a carga horária estipulada em 40 horas semanais.


“Temos problemas porque os médicos estão com os salários muito defasados. Existe uma lei que trava e isso é o que a gente está discutindo. Inclusive hoje (3.ª feira) teve uma reunião do conselho de saúde e os conselheiros querem que cumpram a jornada de 40 horas semanais”, informou.

No entanto, Geninho acredita que se a exigência prevalecer, nenhum médico vai cumprir a carga horário e o mais provável é que ocorra uma demissão em massa. “Ninguém vai cumprir porque ganham pouco mais de R$ 1,5 mil por mês”, disse.

“Se os conselheiros forem insistentes vai gerar uma demissão voluntária em massa e termos que fazer contratos emergenciais. Nenhum prefeito se preocupou com os médicos. Nem os prefeitos médicos. Eu vou ter que consertar a situação no ano que vem (2011)”, acrescentou.


Ainda na área da saúde, o prefeito diz que tem que cuidar da atenção básica e que não pode deixar faltar na rede remédios para hipertensão, dores de cabeça, anti-inflamatórios e antibióticos.

“Hoje temos um enxame de ações judiciais e graças a Deus estamos conseguindo reverter para o Estado pagar. Quando somos notificados, não vamos protestar que o paciente quer aquele medicamento, mas não é nossa complexidade básica. O que é básico não falta”, explica.

O prefeito diz que pretende iniciar 2011 reformando a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Clodoaldo Marins Sarti (foto), no jardim Santa Ifigênia, zona norte para entregar em março ou abril. A população do bairro está utilizando a do jardim Alfredo Zucca, COHAB IV. Além disso, pretende ampliar a UBS do Jardim São José.


O Programa de Saúde da Família (PSF), que agora se chama Estratégia de Saúde da Família (ESF), também deverá iniciar em 2011. Para tanto, conta que já está em fase de processo seletivo de funcionários. “Vamos implantar na cidade toda, iniciando pelo jardim São José.


Tem ainda a Unidade de Pronto Atendimento, cuja obra está atrasada, mas pretende inaugurar ainda no primeiro semestre. Segundo o prefeito, no dia 13 de janeiro serão abertos os envelopes da nova licitação.


“A UPA será dotada de leitos para curtas permanências, mas o mais importante de tudo é desafogar a Santa Casa, que é o que faz dar o prejuízo de R$ 100 mil mensais. O afogamento está na enfermaria e na urgência e emergência que levaremos para a UPA. Acho que com isso faremos da Santa Casa um hospital para grandes cirurgias, eletivas, principalmente. Os demais procedimentos (Pronto Socorro) ficarão para a UPA”, completou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas