07 de abril | 2013

Saúde já registra 4 novos casos de dengue por dia

Compartilhe:

Pelo menos aparentemente, a impressão que se tem é a de que a cidade caminha para uma epidemia de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypet adulto e contaminado. Isso porque o setor de Vigilância Epi­demio­lógica da Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia está registrando quatro novos casos positivos por dia. Quer dizer, na última semana foram confirmados 28 novos casos positivos.

De acordo com a informação divulgada à imprensa local na sexta-feira, dia 05, agora já são 103 casos positivos, contra os 75 de uma semana atrás, o que representa um crescimento de aproximadamente 38% no período.

Desses 103 casos, 77 são considerados autóctones – casos que a pessoa contraiu a doença na própria cidade – e 26 são importados, ou seja, aqueles que a pessoa adquiriu o vírus em outra localidade, mas o caso foi confirmado apenas em Olímpia.

E essa é uma das preocupações. A cada semana que passa aumenta a proporção de casos autóctones confirmados, enquanto os casos importados reduzem. O exemplo disso é que nessa última semana foi registrado apenas um caso de pessoa que contraiu dengue fora de Olímpia.

No entanto, desta feita não foi divulgado o total de casos suspeitos notificados, mas sabe-se que há uma semana já eram 282 notificações com apenas 49 resultados negativos.

A movimentação de casos confirmados e suspeitos se espalha por toda a cidade. Por isso o trabalho de bloqueio foi realizado nesta semana na região do Jardim Santa Rita, na próxima será transferido para o Jardim Cizoto, onde, segundo se informa, há apenas um caso positivo, mas vários suspeitos no entorno.

CRIADOUROS

Geralmente os criadouros do aedes são encontrados em bebedouros de animais, piscinas que o proprietário não realiza a limpeza e a troca da água ou mesmo não a mantém tapada impedindo a entrada do mosquito. Até mesmo os reservatórios de água das residências, as chamadas caixas d’água, necessitam ser tampadas para evitar a reprodução do mosquito transmissor.

O mosquito procura qualquer lu­gar para reproduzir. Dentre esses estão as pequenas ervas que dobram e se transformam num depósito de água. Nessa época é necessário também verificar se não há calhas entupidas ou mesmo se as lajes não formam poças de á­gua.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas