17 de maio | 2020

Saúde faz testagem em família de idoso que faleceu com o Covid-19

Compartilhe:

ACOMPANHAMENTO!       Prefeitura afirma que não fez testes antes por respeito ao luto da família.

“Inicialmente, mais de 10 testes serão realizados”, destaca a nota.

DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA

A assessoria da prefeitura anunciou na sexta-feira, 15, que familiares que moravam com o idoso de 70 a­nos, falecido na madrugada de quinta-feira, 14, estão passando por testes rápidos para diagnóstico ou descarte do contágio pelo Co­ronavírus.

A testagem está sendo feita pela Unidade Básica de Saúde Dr. Clodoaldo Marins Sarti, no bairro Santa Ifigênia, responsável pela área de abrangên­cia da residência da família. “Os testes não foram realizados na quinta em respeito ao luto, porém, de acordo com a unidade, já havia sido feito contato com a família para agen­damento dos exames. Inicialmente, mais de 10 testes serão realizados”, destaca a nota.

E continua: “Além disso, o município, com o apoio da Daemo Ambiental, providenciará o serviço de desinfecção em algumas vias públicas do bairro, com a aplicação de produtos químicos adequados para a hi­gienização do local como mais uma medida de prevenção”.

A nota diz ainda que todos os pacientes notificados, desde a suspeita do Co­ronavírus, são orientados pela Vigilância a tomar os devidos cuidados de prevenção e respeitar o período de isolamento domiciliar, inclusive com recomendações quanto ao contato com familiares próximos e da mesma residência.

A atenção e a consciência em relação à situação depende da colaboração dos notificados e é extremamente necessária para minimizar o risco de contágio e garantir a proteção da população, sendo que a Sa­úde está à disposição dos moradores para esclarecimentos e orientações pelo telefone 150 ou (17) 3279-1400.

PROTOCOLO DE INTERNAÇÃO

Segundo a Santa Casa de Misericórdia, o atendimento do paciente e a conduta com os familiares seguiram os critérios estabelecidos no Protocolo de Ma­nejo Clínico da Covid-19, regulamentado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a cartilha, o Serviço de Atenção Especializada deve restringir ao máximo e até mesmo proibir visitas e a permissão de acompanhantes, durante a pandemia de Covid, no entanto, as determinações não se aplicam aos casos de pacientes com condições específicas garantidas por lei como crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

Por isso, ainda de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o serviço de saúde tem autonomia para avaliar as necessidades de cada paciente, definindo com a família a disponibilidade de um acompanhante em condições saudáveis para esses casos especiais de internações.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas