24 de janeiro | 2011

SAMU de Olímpia pode começar a atuar em fevereiro

Compartilhe:
 

A viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Olímpia, deve começar a operar no próximo mês, segundo foi confirmado na tarde desta sexta-feira, dia 21, pela secretária municipal de Saúde, Sílvia Elizabeth Forti Storti.

“Nós já recebemos o nosso veículo e a previsão é que implantemos logo no início de fevereiro. Está em fase de regularização da documentação (veículo) e abriremos processo seletivo para a contratação de motoristas e técnicos de enfermagem para que façam parte da equipe”, explicou.


O serviço, de acordo com a secretária, já está em fase de implantação e a partir de agora pretende iniciar um trabalho educativo para a população. “Faremos parte do SAMU regional com a cidade de Barretos e os coordenadores virão a Olímpia e desencadearemos toda essa divulgação a nossa população, de como será implantado o serviço no nosso município, como a população poderá se utilizar desse serviço”, avisa.


Sílvia Forti avisa que o serviço do SAMU não é igual ao atendimento de uma ambulância comum, dessas que leva e busca paciente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). “A viatura saí somente com ordem do médico que estiver responsável pelo transporte”, falou.


“Para que trabalhe no SAMU tem que ser capacitado e treinado. Para que seja um motorista ou um técnico de enfermagem do SAMU, tem que ter todo o treinamento e capacitação para exigir do profissional que no momento pegue o paciente. São várias as situações que temos que levantar dentro do nosso quadro de funcionários e se dentro do quadro houver o profissional com o perfil para atuar na equipe, vamos aproveitar. E se não tiver vamos abrir processo seletivo”, explicou.


Entretanto, Sílvia Forti explica que a viatura do SAMU não é considerada uma ambulância do tipo UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel, mas poderá, dependendo a situação do acidente, transportar a vítima até um hospital em Barretos ou São José do Rio Preto. “Se o médico responsável entender que é necessário”, disse.


O serviço do SAMU de Olímpia, além de regionalizado com o de Barretos, atuará em conjunto com o Resgate do Corpo de Bombeiros, como ocorre também em São José do Rio Preto.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas