26 de outubro | 2014

Reservatório condenado desperdiça água no Cecap

Compartilhe:

Construído ainda na mesma época em que o hoje Jardim Cecap foi implantado na zona leste – o primeiro conjunto de casas populares de Olímpia – um reservatório que está condenado, mas que hoje está sendo utilizado pela Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Ambiental há 30 anos, segundo estimam os moradores, está desperdiçando água tratada e bastante, como se nada estivesse acontecendo.

Além de denunciada através de emissoras de rádio da cidade várias vezes pelos moradores do bairro é uma situação que foi constatada pela reportagem desta Folha da Região no final da tarde da quinta-feira, dia 23, por volta das 15h15, inclusive registrando a água que escorre pela parede da caixa do reservatório.

Alias, de tanta água que já foi desperdiçada sem que a autar­quia tomasse alguma providência, as próprias condições do lado externo do reservatório denunciam que a situação vem ocorrendo há vários anos. “A caixa está furada há anos”, afirma a autônoma Janaína Silva Neves. “Eu gostaria de saber onde está o respeito com a população, principalmente da Cecap, porque nós temos uma caixa d’água na Cecap que há anos joga água limpa fora, água tratada”, reforça.

A autônoma inclusive fala da quantidade de água que vaza e que a autarquia foi alertada muitas vezes: “Não é pouca água não. É muita água. Já foram feitas milhares de reclamações. Eu gostaria de saber onde cabe o exemplo que a Daemo não está dando? A falta de respeito com a população que paga um altís­simo imposto? Vai ter racionamento sendo que a própria Daemo desperdiça água limpa”, questiona.

Morando defronte ao reservatório há dois anos aproximadamente, Janaina conta que “já fizemos reclamações para os funcionários que vem constantemente colocar produtos, cloros, essas coisas. Fizemos reclamações que inclusive tomou providências cabíveis a ele que é fazer os pedidos”.

De acordo com ela, a última reclamação foi feita com o diretor Antônio Jorge Motta: “ele disse que não sabia do que estava acontecendo. O que eu acho absurdo! Como um superintendente que assume uma secretaria tão grande, de uma importância tão grande para a população, diz que uma caixa que vaza há mais 20 anos e que ele não sabe da situação”, questiona.

Também de acordo com ela, até o final da tarde da quinta-feira, pelo menos, hoje apareceu para verificar a reclamação que fez diretamente com o diretor: “é assim um abandono total, nós estamos vivendo uma escassez e estão falando de darem multas para o morador que gastar. Eu acho que independente do morador estar certo ou errado, eles tem que ser o exemplo. A Daemo tem que dar o exemplo. Acho uma injustiça muito grande a gente ficar sem água, sabendo a quantidade de água que a gente perde aqui todos os dias e é água tratada”.

A quantidade de água tratada que vaza do reservatório é considerada imensa por Janaína: “Vaza rios de água. Quando está muito cheio chega a esguichar água longe, às vezes chega a alagar a pracinha, forma barro e tem até lodo na caixa. Não há exagero nosso”.

O aposentado Antônio Tiago da Silva (foto) conta que não sabe há quanto tempo existe o vazamento: “mas desde que cheguei por aqui está vazando e faz tempo que vaza. Faz uns quatros meses que moro aqui”. “Eu acho que isso vai causar um dano tremendo e se não tomarem providências isso vai causar muito prejuízos”, avisa.

A dona de casa Vanda Jerô­nima Freitas Castro, que reside defronte ao reservatório, conta que “esse vazamento já está aí há uns 37 anos, desde quando eu moro aqui. Sempre vazou essa água, a molecada brincava ali de baixo daquela água que caia. Sempre teve esse vazamento”.

Segundo ela, o vazamento para somente quando tem muitos moradores consumindo água e o nível baixa rapidamente: “mas quando chega a noite e até de madrugada está caindo bastante água, cai sem parar”.

O desperdício, segundo ela, é muito grande, mas mudam a boia que controla a bomba do poço. “A gente sabe quando a boia está baixa porque aí falta água. Se não, a gente sempre tem água”, finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas