12 de dezembro | 2011

Projeção do Thermas dos Laranjais é de atingir capacidade para receber 20 mil turistas/dia nos próximos anos

Compartilhe:

O presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, empresário Benito Benatti, acompanhado de membros de sua diretoria, declarou nesta semana que há expectativas para que, nos próximos anos, a capacidade de receber visitantes do clube chegue a aproximadamente 20 mil por dia. Segundo ele, o espaço, a estrutura e os projetos já em andamento suportam esse crescimento.

“Atualmente, a média de público é de 8 mil visitantes por dia nos finais de semana, mas esperamos chegar a 20 mil nos próximos dois anos”, enfatizou.


Por outro lado, o presidente conta que já não existem problemas de demora no atendimento interno do parque. Ele conta que enquanto nos EUA uma atração atende cerca de 300 pessoas por hora, o Thermas consegue atender aproximadamente três mil. “Aqui não passa de cinco minutos o tempo de espera em todas as atrações. Dimensionamos cada atração para não ter problemas de espera. Aqui é proibido proibir”, avisa.


A piscina de surf, por exemplo, que atendia 60 pessoas surfando por hora, agora, com um novo escorregador que foi feito, suporta até quatro mil no mesmo período. “Tem pessoas que chegam a brincar até 20 vezes na mesma atração”, relata.


RETORNOS SÃO IMPORTANTES


Mas a procura pelo parque aquático sempre é grande, inclusive de turistas que vêm de ônibus e ficam apenas um dia. Na quinta-feira desta semana, por exemplo, feriado em Rio Preto, vieram cerca 110 ônibus e a previsão era pra 60 neste sábado e 135 neste domingo.


“Esse pessoal vem e volta. Agora, o turista que interessa para nós e temos crescido muito nisso é o turista que vem para ficar três, quatro dias, que frequenta o clube e circula pela cidade”, avalia. “É por isso que não paramos, estamos sempre fazendo melhorias nas atrações do parque e criando novas atrações”, ressalta.


Na avaliação do presidente, enquanto o número de visitantes do parque aquático cresce 25% ao ano em média, o parque hoteleiro da cidade tem crescido também. Porém, ainda é considerado pequeno em relação às necessidades. “Atualmente, o setor conta com entre cinco e seis mil leitos e o ideal seria acompanhar o Thermas e também chegar a 20 ou 25 mil nos próximos anos”, explica.


A dificuldade para esse crescimento, segundo Benito, é que normalmente a lotação na baixa temporada, que dura o período de nove meses, fica apenas para os finais de semana. Em três meses do ano, no entanto, a considerada alta temporada, acaba sendo muito pequena a capacidade do nosso parque hoteleiro, atualmente. “Mas estão surgindo várias pousadas e hotéis também”, diz.


Segundo o presidente há uma grande empresa do setor falando em fazer um megaempreendimento na cidade e também construir um aeroporto. Na próxima semana ele vai conhecer melhor o projeto que é grande, para uma área de 10 mil metros quadrados, com previsão de construir três mil leitos.


Rio Bravo e Montanha Russa Aquática serão as principais novas atrações nos próximos 2 anos

Sem um limite estabelecido de crescimento, mas sempre buscando algo a mais com a finalidade de satisfazer os seus sócios e os turistas que visitam o Thermas dos Laranjais, o Rio Bravo e a Master Blaster, uma espécie de montanha russa aquática, serão as principais novas atrações do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, previstas para serem concluídas nos próximos dois anos. A informação foi divulgada nesta semana pelo presidente, empresário Benito Benatti, acompanhado de membros de sua diretoria.

“O Thermas está sempre fazendo alguma coisa nova e isso não vai parar nunca. O nosso plano maior, nesse momento, é a realização de um projeto que vem de muito tempo que é construir o Rio Bravo, que é uma mega-atração, e a Master Blaster, que é uma espécie de montanha russa aquática”.


Mas esses projetos demandam um pouco de tempo ainda. A previsão é de concluir os dois em aproximadamente dois anos. “Em um ano já devo deixar o Master Blaster pronto”, explica. Já no caso do Rio Bravo fala em bater um novo recorde e concluir um ano após a conclusão do Master Blaster.


No Master Blaster a pessoa vai numa bóia e é levada num percurso de aproximadamente 250 metros, numa espécie de montanha russa, que alterna entre subidas e descidas, sempre impulsionada por jatos de água. Para tanto, segundo ele, já há um espaço reservado para a construção da nova atração.


O Rio Bravo se trata de um “canyon” com variações de altura e largura, como um rio de águas violentas, com aproximadamente 200 metros de comprimento, em que a pessoa, usando um barco com capacidade para 10 a 12 turistas, desce o rio balançando. “São consideradas atrações principais de um parque aquático”, comenta.


Benatti também falou sobre outras atrações como a Lagolândia, que deve ficar pronta em aproximadamente 90 dias. “É um lugar com barquinhos para as crianças andarem”, explica. Segundo ele, esses barquinhos são movidos a bateria. “As crianças montam e vão navegando pelo canal do rio”. Esse brinquedo destina-se às crianças com idades entre cinco e seis anos, mas sempre acompanhadas do pai ou da mãe.

Mas há outros projetos de atrações aguardando para serem concretizados e um deles é o do aquário gigante. “Não para nunca”, diz. “Mas ainda dá para crescer muito em atrações. Você vai fazendo umas mais próximas das outras”, acrescenta.

Dentro das previsões há também a remodelação do Asa Delta, brinquedo que já está sendo alterado para ser transformado em um mini Master Blaster. “Estamos melhorando o brinquedo”, explica.


Outra nova atração está relacionada ao surfe, até como competição. “Estamos estudando fazer um local só para surfar, o que ainda não existe em parques aquáticos. Nesse surf a pessoa pode, inclusive, bater recordes em cima de uma prancha”, conta. Esse é um projeto que está em fase de estudos de custos para viabilizar a atração. “Gosto muito de fazer coisas novas”, observou.


Também relacionado ao projeto de surf existe a possibilidade de se aproveitar uma das piscinas de ondas que passariam a produzir ondas a cada 15 segundos, proporcionando a possibilidade até de uma pessoa pensar em bater o recorde mundial de tempo sobre uma prancha, que segundo consta no Guines Book, livro dos recordes, é de 24 horas.


Inclusive, existe uma proposta de um surfista que quer quebrar este recorde no Thermas dos
Laranjais e, para isso, pode até investir na remodelação da piscina de ondas para poder tentar a façanha em Olímpia. “Para nós seria interessante, pois atrairíamos a atenção da mídia mundial, com um atleta surfando em uma piscina de ondas por mais de 24 horas ininterruptas no Thermas em Olímpia para quebrar um recorde mundial”, conclui.

Água será tratada e reutilizada já prevendo o crescimento de usuários

Preocupado com as questões relacionadas à preservação do meio ambiente, o presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais, empresário Benito Benatti, acompanhado de membros de sua diretoria, anunciou nesta semana a construção de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), dentro do Parque Aquático Thermas dos Laranjais. A finalidade é tratar e reaproveitar a água consumida pelo clube. A estação, segundo o presidente, tem capacidade para tratar aproximadamente 300 mil litros de água por hora.


A previsão é de que a construção seja iniciada nos próximos meses, pois o projeto já está finalizado e aguardando o licenciamento ambiental que já está sendo viabilizado pelo setor competente do Thermas. A parte de tubulação necessária para a circulação dessa água já existe em grande parte do parque. “Essa água que está sendo usada vem para essa ETA e será filtrada, inclusive transformada em potável”, explica.


De acordo com o presidente, atualmente toda a água utilizada pelo Thermas acaba sendo descartada, pois após passar pelas atrações acaba sendo enviada para o lago e depois despejada nos Olhos D’água. Com a implantação da nossa ETA, do lago, toda água irá para um reservatório para ser bombeada para o tratamento. Depois de tratada, poderá ser redistribuída para ser reutilizada. “Já temos canalização pronta para essa finalidade”.


O presidente garante que essa ETA suportará o crescimento do número de visitantes previsto para os próximos anos, quando acredita que chegará a 20 mil em dias de pico. Mesmo assim conta que a base estrutural está sendo construída com capacidade para uma ampliação, caso seja necessária a colocação de mais um módulo, que poderá ampliar o tratamento em mais 100 mil litros hora.


SISTEMA


O sistema previsto no projeto que está em fase de licenciamento ambiental, prevê a água saindo do lago e seguindo por uma tubulação até um reservatório subterrâneo, de onde uma bomba a jogará para a ETA, que ficará na parte mais alta. Depois de tratada, a água volta para outro reservatório, também no alto, e em seguida poderá ser distribuída usando a força gravitacional, para todo o parque.


Pesquisa indica 98% de aceitação junto a turistas

A preocupação em sempre agradar os usuários do Thermas dos Laranjais e sempre ter certeza de que as reformulações e evoluções constantes das atuais e a implantação constante de novas atrações estão agradando, teve uma resposta positiva recentemente, através de uma pesquisa realizada durante o mês de novembro, cujo resultado foi apresentado na tarde da última quarta-feira, dia 4, pelo presidente do Thermas dos Laranjais, empresário Benito Benatti, acompanhado de membros de sua diretoria: o parque aquático tem 98% de aceitação junto aos turistas que visitam Olímpia.

Esse é o resultado de um trabalho de consulta realizado com turistas que se hospedaram nos hotéis e pousadas locais entre os dias 1.º e 31 de novembro. Além disso, 96% dos entrevistados consideram ótimas ou boas as atrações do parque aquático (73% ótimas e 23% boas). “Veja que não houve respostas apontando nem mesmo uma avaliação média”, comemoram os diretores.


A mesma pesquisa perguntou sobre a tendência que o turista tem de retornar à cidade. Nesse caso, as respostas apontam que 95% dos entrevistados pretendem sim retornar. “Mas a média chega a 98%”, observam. O desejo de retorno é muito grande mais por causa do Thermas dos Laranjais, do que por outra situação que possa ser apresentada ao turista.


Outra pergunta que é feita durante a pesquisa é a forma como o visitante tomou conhecimento da existência do parque. Nesse caso 67% responderam que foi através de amizades, ou seja, o chamado, boca a boca. Outros 28% ficaram sabendo através da internet e 5% com as operadoras de turismo.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas