16 de dezembro | 2007

Programas de comunicação pela Internet facilitam ações de hacker

Compartilhe:

 

 Já não são tão raros os casos como o que aconteceu recentemente com a câmara municipal de Olímpia, que depois de ter sua conta bancária invadida por um hacker viu, simplesmente, desaparecer a quantia de quase R$ 19 mil.

Falsos e-mails ou ofertas ou alguma imagem que se considera inédita, podem ser os transportadores dos programas criminosos usados pelos bandidos eletrônicos para obterem o que desejam.

O caminho deles, por incrível que possa parecer, são os inofensivos, práticos, cômodos e mais baratos meios de comunicação que, através da Internet – rede mundial de Informações – transparece ser um grande negócio quando se compara com os custos de um telefonema normal.

Estes programas de comunicação como o Skype, MSN e mesmo o Orkut, entre outros, de acordo com o proprietário da Display Informática, Robson Ferezin (foto), facilitam as ações dos bandidos eletrônicos conhecidos nos meios da informática por hachers.

São programas que, segundo o comerciante especializado na área de informática, embora pareçam inofensivos ao sistema operacional do computador pessoal, têm capacidade de propagar os programas maldosos usados pelos hackers.

"Ele conhece a fundo e invade o computador, geralmente esses tipos de vírus que invadem pela internet, manda um arquivo para você e esse arquivo vai mandar as informações pessoais de volta para ele. Esse programa ele manda skype, msn, orkut, qualquer comunicação e tudo que baixar de arquivo que pode estar contaminado e joga do computador e rouba as informações", explicou.

A manutenção dos programas antivírus atualizados, além da própria atualização do sistema Windows fornecido periodicamente pela Microsoft, é uma das recomendações para evitar as invasões dos criminosos virtuais.

Mas mesmo assim Ferezin recomenda sempre os cuidados primários com o recebimento de mensagens desconhecidas. Ele avisa que não devem ser abertos os e-mails quando tiver dúvida sobre a origem do mesmo;

"Porque vêm muitas mensagens para enganar mesmo falando que o nome está no CERASA e para a pessoa clicar em um determinado link da mensagem para retirar. Quando você clica lá, mesmo com antivírus, vai contaminar a máquina. O antivírus até vai dar o alerta, mas se você clicar ‘que quer ver’ vai contaminar", reforçou.

As mensagens perigosas, avisa Ferezin, são, por exemplo, foto ou mesmo dizeres afirmando que alguém está te traindo ou passando a perna e sempre tem um link para clicar: "Você clica e baixa o arquivo que contamina a sua máquina", acrescentou.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas