27 de dezembro | 2017

Professor Ivo de Souza morre após ficar 72 dias internado na UTI da Santa Casa local

Compartilhe:

Clique aqui e ouça a explicação do médico Nilton Martines

O professor Ivo de Souza, professor aposentado e colaborador desta Folha por mais de duas décadas, onde mantinha a “Coluna do Ivo”, faleceu aos 68 anos de idade, no início da noite da terça-feira, 26, por volta das 18 horas, na Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, onde esteve internado por 72 dias na UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Ivo foi internado no dia 14 de outubro, após sofrer uma queda e ter machucado o joelho.

Ivo de Souza foi velado na quarta-feria, 27, no velório Jardim das Primaveras e enterrado no mesmo dia, às 16 horas no Cemitério São José, na presença de centenas de amigos e familiares.

Na última informação divulgada antes de sua morte pelo diretor clínico da Santa Casa de Olímpia, médico Nilton Roberto Martines, no final de novembro, ele estava tendo alguns reflexos, mas tinha uma sequela importante e não estava conseguindo sair do respirador.

De acordo com o médico, quando tirava o aparelho ele não conseguia respirar por si só, o que, poderia provocar um enrijecimento pulmonar ou pneumonia por respirador.

As previsões do médico se confirmaram. Na manhã do dia 27, Nilton Martines, explicou que ele já vinha numa situação bastante ruim. "Uma isquemia cerebral importante. Estava mantendo os sinais vitais, mas na base de respirador. Ele teve uma piora muito grande e aconteceu a insuficiência dos órgãos. O organismo não suporta. Vão acontecendo as infecções, até ocorrer a insuficiência dos múltiplos órgãos e acabou falecendo mesmo. É uma pena, mas o que se vai fazer. É a vida." Destacou o médico.

Segundo o médico, Ivo de Souza sofreu, no início do mês de novembro, uma embolia cerebral, uma hipófise cerebral, por falta de oxigênio no cérebro, após sofrer uma queda onde teria se machucado e possivelmente antes de sofrer intervenção cirúrgica.

A embolia cerebral surge quando um coágulo (formado num coração doente por arritmia, problema de válvula, etc.) ou uma placa de gordura (ateroma), que se desprende ou se quebra geralmente da artéria carótida, correm através de uma artéria até encontrar um ponto mais estreito, não conseguindo passar e obstruindo a passagem do sangue.

A JORNADA

Professor universitário e colunista da Folha da Região, poeta e pintor, filho de José e Rita, Ivo de Souza nasceu em Santa Cata­rina (Terra do Espigão – Canoinhas). Fez o curso clássico na escola Capitão Narciso Bertolino, em O­límpia, e o curso de Letras na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de São José do Rio Preto.

Concluiu os créditos do curso de Pós-Graduação (Unesp) na área de Literatura Brasileira, especializando-se no Modernismo Brasileiro.

Tem poemas publicados em várias antologias. Era Consul Honorífico da Real Academia de Letras (Porto Alegre) – Confraria dos Poetas.

Foi premiado em 2009, 2010 e 2011 com o Dragão Dourado (IX, X e XI) Prêmio Cultura Nacional.

Publicou pela Real Academia (2009) o livro “Poemas – Um retrato na parede” edição esgotada. Recebeu em 2010 (novembro/19) a “Comenda do Mérito Comunitário” e a “Medalha Professor José Sant’Anna”, outorgadas pela Câmara de Vereadores de Olímpia, pelos serviços prestados à Educação olimpiense.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas