19 de junho | 2016

Professor faz júri simulado com alunos do 1.º ano do ensino médio da Wilquem

Compartilhe:


O professor de Filosofia da Escola Estadual Dr. Wil­quem Manoel Neves, José Antônio Arantes, realizou com os alunos do primeiro ano do ensino médio daquela escola, um júri simulado, para que os estudantes tomem conhecimento de como são julgados os crimes dolosos contra a vida.

Segundo Arantes, que além de professor de filosofia também é jornalista e advogado, na atividade que chama de teatro da espontaneidade, tenta criar um ambiente o mais próximo da realidade possível, para que os adolescentes tenham contato com o processo filosófico que é desenvolvido pela justiça nestes casos.

Ao longo do simulado, que é realizado de forma simplificada, o professor explica as etapas que são seguidas na justiça tentando mostrar como a sociedade julga de forma diferente os crimes dolosos contra a vi­da. Também explica o porquê de o latrocínio (que é o roubo seguido de morte) não ser julgado pelo tribunal do júri (que é com­posto por membros da sociedade). O latrocínio é um crime contra o patrimônio e não contra a vida e cuja intenção é o roubo e não a morte.

Nas aulas seguintes, o pro­­fessor trabalha com os alunos primeiro o método dialético que é utilizado (te­se, antítese e síntese) no processo judicial e depois discute se o julgamento do crime de assassinato por pes­soas leigas no direito é justo ou não.

Participaram os seguintes alunos nos respectivos papéis: Réu: Jairo Theodoro da Silva; Promotor: Artur de Souza Costa; Assistentes de Acusação: Laura Silva Luppi e Fernanda Aparecida dos Santos; Advogados de Defesa: Vitor Dourado Picolotto e Matheus Pereira da Silva; Testemunhas: João Vitor da Costa Palhares, João Pedro Nalini Carvalho, Beatriz Cristina de Castro, Isabela Cristina da Silva, Arthur Almeida; Jurados: Alisson William dos Santos, Rafael Lopes, Everton Carlos Ribeiro, Roberto Alexandre da Silva Junior, Monielly Gonzaga Caldas, Ana Carolina Louzada Lourenço, Thalllita Pereira do Nascimento.

E.E. Dr. Wilquem Manoel Neves – Diretora: Heloisa Maria Marchi; Vice-diretora: Katia L. Nicoletti Negro; Vice-diretora Escola da Família: Sandra D. C. Spagnuolo; Coordenação Pedagógica: Érica Lucia Bagatini Saud.

.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas