07 de setembro | 2014

Prodem pode estar virando um “cabidão” de empregos

Compartilhe:

A empresa pública Prodem (Pro­gresso e Desenvolvimento Municipal) que sempre esteve na berlinda por conta da forma como foi e vem sendo administrada, agora pode estar virando um verdadeiro ‘cabidão’ de empregos. Isso porque um Projeto de Lei encaminhado à Câmara Municipal e já aprovado em primeira discussão na sessão ordinária realizada na noite da segunda-feira, dia 1.º de setembro, estabelece 20 cargos em comissão para serem preenchidos sem concurso público.

Trata-se de uma estrutura funcional que supera o quadro de funcionários de muitas Prefeituras Municipais da região, com 531 vagas espalhados por 55 cargos. Destes, 20 são comissionados que podem ser nomeados pelo diretor Amaury Hernandes (foto), com aval do prefeito Eugênio José Zu­liani.

“Você tem de criar as vagas pa­ra a hora que você necessitar você poder chamar. Tem essa flexibilidade para possibilitar contratar na hora que for necessário”, comentou durante uma entrevista que concedeu a uma emissora de rádio local, quando defendia a aprovação do projeto.

Mas a maioria dos cargos terá que ser preenchida através da realização de concursos públicos: “O que tem de (cargo) comissionado é bem pouco”. Segundo Amaury Hernandes, os cargos em comissão representam menos de 10% do total de cargos efetivos.

Entretanto, se a estrutura é grande e equivalente à de uma Prefeitura Municipal, a despesa não ficará atrás. Caso a direção da empresa venha a preencher todas as vagas para cada cargo, terá uma folha de pagamento de aproximadamente R$ 600 mil por mês.

PROJETO DE LEI

Trata-se do Projeto de Lei número 4.725 que contém os Anexos I, II e III, com a relação dos cargos existentes na empresa e suas respectivas vagas. Mas o diretor da Prodem nega que estejam sendo criados mais cargos na empresa. “Essa nova lei simplesmente está pegando todas as leis e resoluções que existem”, garante. “Então não existe criação de cargos”, reforça.

Hernandes afirma que há várias leis regulamentando criação de cargos “que foram feitas no passado” (sic). “Esta Lei abarca to­das as outras e também as Resoluções, numa só. Está legalizando o que já existe. Não se trata de criação de cargos”, justifica. Já em relação à quantidade de vagas afirma que “não significa que estejam ocupadas”.

Ainda de acordo com Her­nan­des, atualmente a empresa tem 262 funcionários, grande parte fornecidos para diversos setores da Prefeitura cujos salários são repassados à Prodem por cada setor da administração.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas