30 de setembro | 2018

Primavera começa com temperaturas muito altas e alguns dias de chuva

Compartilhe:

Olímpia registrou um início de primavera com temperaturas altas que em alguns velocímetros de carros bateu nos 43 graus e alguns dias de chuvas não tão intensas. O calor muito intenso fez com que as pessoas mudassem hábitos principalmente no vestuário de dias mais amenos, como no uso de ar-condicionado que voltou a ser artigo de primeira necessidade.

A unidade do Estado de São Paulo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica em nota que a primavera na região é conhecida por ser uma estação de transição do período mais frio e seco (inverno) para o mais quente e úmido (verão).

A partir de setembro, os dias passam a ter maior incidência de energia solar em relação a meses anteriores e as temperaturas médias tendem a crescer.

De acordo com o Inmet, é nesta estação que são observados os dias com maior amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima do dia “e quando também são registradas as maiores temperaturas máximas absolutas do ano, sobretudo nos dias que antecedem a chegada de frentes frias”, informa o instituto. As chuvas serão cada vez mais intensas e frequentes, e pancadas são comuns. Elas podem ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo. Em outubro começa a estação chuvosa no estado.

CHUVAS

Durante todo o mês de agosto choveu apenas 36,6 mm, sendo 0,5 mm no dia 3, 9 mm no dia 4, 11,4 mm no dia 7, 0,8 mm no dia 9 e 14,8 mm no dia 25.

Já em setembro choveu 23 mm no dia 15, 27,8 mm no dia 17, 5,5 mm no dia 18, 11,6 mm no dia 19, 4,5 mm no dia 20, 12,6 mm no dia 21 e 2,3 mm no dia 28, totalizando 87,7 mm.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas