17 de dezembro | 2013

Presidente do CRM diz que Santa Casa deveria transportar bebê de Guaraci

Compartilhe:

Para o presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina), Pedro Teixeira Neto (foto diarioweb de Renata Fernandes), a obrigação do transporte para pacientes internados é do hospital que requisita a vaga, nesse caso, da Santa Casa de Olímpia. Na segunda-feira, dia 16, o médico questionou o jogo de empurra entre o hospital olimpiense e o município de Guaraci, que atrasou por mais cinco horas a transferência de um recém-nascido e pode ter contribuído para sua morte.

O bebê nasceu com peso baixo, na terça-feira passada, e precisou ir para incubadora. Na madrugada de quarta-feira, o estado de saúde piorou e foi pedida a transferência para a UTI Neonatal de Rio Preto. A vaga foi disponibilizada, mas não havia UTI móvel. A prefeitura de Guaraci admitiu que tinha obrigação de liberar a ambulância.

Segundo Teixeira afirmou ao jornal Diário da Região de São José do Rio Preto, o código de ética da medicina prevê que, neste caso, a responsabilidade da transferência seria da Santa Casa de Olímpia. “Inclusive em alguns processos já existem pareceres neste sentido. Quem indica (a transferência) tem que oferecer o transporte”, afirmou o presidente do CRM, que deve investigar o caso.

Teixeira também afirmou que embora o mais adequado seja o transporte em uma UTI móvel, a transferência, em caso de emergência, poderia ser em uma ambulância convencional. “Era preciso que um pediatra acompanhasse”, explica.

A mãe do bebê, a dona de casa Natália Batista da Silva, 21, registrou boletim de ocorrência, e o caso deve ser investigado como homicídio culposo.

Ainda segundo o Diário da Região, a reportagem também tentou contato com a Santa Casa de Olímpia na segunda-feira, no fim da tarde, mas o diretor administrativo, Vivaldo Mendes Vieira, não foi localizado.

Entretanto, na terça-feira, dia 17, Vivaldo Vieira Mendes apenas afirmou a uma emissora de rádio de Olímpia, que tinha tomado conhecimento da informação da declaração do presidente do CRM, de Rio Preto, pela imprensa e que não poderia declarar nada.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas