10 de abril | 2011

Prefeitura já teve que reformar a reforma da Praça da Matriz

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Olímpia já foi obrigada a reformar a reforma realizada na Praça da Matriz de São João Batista, inaugurada no dia 5 de dezembro de 2010. De acordo com o secretário de Obras, Gilberto Tonelli Cunha, houve estragos provocados pela forte chuva registrada no dia 25 de fevereiro.


Segundo ele, o reparo, já concluído nesta semana, foi realizado pela empreiteira Novamar Ambiental e Construtora Ltda., que está trabalhando na remodelação da Praça Rui Barbosa.

Na terça-feira, três operários da Novamar estavam trabalhando na recomposição do piso. “Com isso a gente acredita que não acontecerá mais esse tipo de problema”, afirmou.

Tonelli justificou que no local, onde havia uma pequena escada e foi realizado um aterro, a Construtora JNP Ltda. – ME, não fez a compactação correta. “Não foram felizes e só nos causaram problemas. Todo aterro tem que ser bem compactado porque depois se faz um piso em cima e se tem uma boa base”, reforçou.

Os estragos surgiram com a chuva fora do comum do dia 25 de fevereiro, quando o pluviômetro da Casa de Agricultura registrou o total de 169 milímetros. Quer dizer, quase 17 litros de água por metro quadrado, o equivalente a 48% do total registrado em todo aquele mês.

Com a chuva o aterro movimentou e fez correr terra por baixo do piso novo. “Nós, agora, retiramos esse pedaço, colocamos areia e fizemos uma compactação mais adequada”. Mas não houve prejuízo material.

Como se recorda, contratada no início de abril de 2010, pelo valor de R$ 294.750,48, para a obra da primeira etapa, que constituiu na remodelação da Praça da Matriz de São João Batista, a JNP Ltda. – ME, demorou aproximadamente seis meses para ser concluída. A obra foi inaugurada no dia 5 de dezembro do mesmo ano.

A empresa é a mesma que deu início à obra da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na esquina da rua Washington Luiz com a avenida Waldemar Lopes Ferraz, antigo pátio de serviços da Prefeitura, mas não conseguiu dar sequência em razão de problemas financeiros, que teriam sido responsáveis, inclusive, pelo atraso nos trabalhos na Praça da Matriz.

PISO ANTIGO
Já sobre  a retirada do piso antigo, Tonelli explica que já não havia mais condições técnicas de aproveitamento daquele concreto. “Já estava péssimo e degradado. Já estava todo estourado e irregular. Inclusive, pessoas chegaram a tropeçar e cair por causa disso”, reforçou.

“Estudamos fazer um piso sobre piso, mas a ideia foi descartada em função do existente estar muito degradado e não dava para aproveitar, mesmo porque foi construído no meio da década de 70”, acrescentou.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas