15 de junho | 2014

Prefeito promete entrega da ETE para o mês de dezembro

Compartilhe:

Aumentando a expectativa por uma obra que é esperada há anos e que já foi anunciada até pelo seu antecessor, o ex-prefeito Luiz Fer­nando Carneiro, ao descartar que se trate de uma questão que possa interferir na aprovação pela As­sembleia Legislativa de São Paulo (AL) da elevação de Olímpia em instância turística, o prefeito Eugênio José Zuliani anunciou a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para o próximo mês de dezembro.

A promessa foi feita durante uma entrevista que concedeu à rádio Espaço Livre no dia cinco de junho, uma quinta-feira, quan­do inclusive comentou a respeito da possibilidade da aprovação do Projeto de Lei 8977/2013, de autoria do governador Geraldo Al­ckmin.

“Em dezembro nós vamos entregar a maior obra da história de Olímpia, o maior investimento do Programa Água Limpa do Governo do Estado de São Paulo, R$ 21 milhões para tratar 100% do esgoto da cidade”, afirmou na o­por­tunidade.

Também a respeito da ETE, recentemente o secretário municipal de Obras e Desenvolvimento, engenheiro Renê Alexandre Galeti, afirmava que a obra estaria praticamente 60% concluída: “Na parte de infraestrutura está bem adiantada, está indo de vento em po­pa. A empresa que está fazendo é um excelente exemplo de empresa. Uma empresa que tem qualidade de serviço, feedback para a Prefeitura, e muita boa”.

A verba de R$ 20,4 milhões do projeto “Água Limpa”, para a cons­trução da ETE, é que possibilitará o tratamento da totalidade do esgoto produzido na cidade.

PROJETO

A ETE está sendo construída além da rodovia Assis Chateau­briand, SP-425, em área adquirida no primeiro semestre de 2010, quando o prefeito desapropriou parte da área de propriedade da Suco­cí­trico Cutrale.

Além da ETE, o dinheiro do Estado tem que ser usado também para a construção de um emissário com mais de dois quilômetros de comprimento para levar dejetos até a estação.

O projeto prevê duas estações elevatórias, para recalque, uma delas abrangendo toda a bacia do córrego dos Pretos, fazendo a transposição para a bacia do rio Cachoeirinha.

A outra elevatória recalcará 100% do esgoto, transportando mais dois quilômetros, atravessando a rodovia SP-425, até a área de 145,2 mil metros quadrados onde está sendo construída a ETE compacta, com capacidade para tratamento de esgotos produzidos por até 70 mil habitantes, segundo informa o Executivo.

Pelo projeto, no sistema compacto o tratamento é feito em 24 horas, aliando o sistema natural com o químico. O custo será mi­ni­mizado com a ausência da manutenção obrigatória da lagoa tradicional a cada cinco anos, com lo­do depositado em sua base. A eficácia do sistema compacto é de 99%, e o da lagoa 85%, conforme explicava à época o então diretor da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente – Daemo Am­biental, Valter José Trindade.

 
Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas