25 de julho | 2023

Prefeito nomeia Gilberto Tonelli secretário de Obras e Galina como assessor executivo

Compartilhe:

Da Redação com Espaço Livre – O prefeito Fernando Augusto Cunha nomeou o engenheiro eletricista Gilberto Tonelli Cunha como secretário municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura, em lugar de Leandro Pierin Galina, engenheiro civil, ocupante da Pasta desde janeiro de 2021, nesta segunda gestão de Cunha, mas esteve como titular da pasta no primeiro mandato, nos anos de 2019 e 2020.

A exoneração de Galina se deu por meio do Decreto nº 8.787, de 20 de julho de 2023, publicado na edição de sexta-feira, 21 de julho, do Diário Oficial Eletrônico. A exoneração começou a contar a partir do dia 24. Galina havia sido renomeado para o cargo por meio do Decreto nº 7.974, de 1º de janeiro de 2021.

Ao mesmo tempo, e com publicação na mesma edição do Diário Eletrônico, Cunha nomeou, por meio do Decreto nº 8.788, de 20 de julho de 2023, Gilberto Tonelli Cunha, engenheiro eletricista, para ocupar o cargo, nomeação válida também a partir de 24 de julho.

Entretanto, Cunha também nomeou pela Portaria 53.583, de 20 de julho, o agora ex-secretário para o cargo de Assessor Executivo da própria Secretaria de Obras. Galina, além de secretário por dois anos na primeira gestão, representou a pasta por mais dois anos e sete meses nesta segunda gestão.

Funcionário público de carreira da Prefeitura de Olímpia desde 2011, atuou na Divisão de Expediente da Secretaria de Governo, exerceu o cargo de Diretor da Divisão de Serviços da Secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, e foi diretor-presidente da Prodem.

Já Gilberto Tonelli Cunha não é um completo estranho nos corredores das administrações municipais da Estância. Atuou como secretário de Obras nas gestões de Luiz Fernando Carneiro, tendo inclusive sido cogitado concorrer ao cargo de prefeito em 2008, diante de momentânea dificuldade do então prefeito com a Justiça Eleitoral, o que ameaçava impedir a candidatura do vice José Augusto Zambom Delamanha, dificuldade que foi superada.

Tonelli Cunha foi nomeado em seguida para o cargo de secretário de Obras já na gestão Geninho Zuliani, em 2009, na ocasião, juntamente com a direção da Daemo, até que novo diretor fosse encontrado para o então Departamento de Água e Esgoto. A partir daí ficou na secretaria somente.

O engenheiro eletricista deixou a pasta de Obras, Engenharia e Meio Ambiente na gestão Geninho Zuliani, para trabalhar numa empresa do setor privado, uma empresa de engenharia ambiental estabelecida na capital paulista, em fevereiro de 2012.

SOBRE O NOVO SECRETÁRIO

Natural de Olímpia, Gilberto Tonelli Cunha tem 68 anos, é casado e pai de duas filhas. Graduado em Engenharia Elétrica pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas em São Paulo, Rio Claro, Salvador e também em Olímpia, ocupando quase sempre cargos de liderança, como gerente, supervisor, diretor e até mesmo sócio. Já foi secretário de Obras da Prefeitura de Olímpia em outras gestões.

Ocupava até então cargo de Diretor de Infraestrutura e Patrimônio no Grupo Ferrasa. Gilberto possui também atuação social em entidades de Olímpia, já tendo integrado a diretoria de instituições como o Abrigo São José, Santa Casa e Cidade Mirim, da qual também foi presidente. Além disso, foi ainda o 1º Presidente do CMDCA de Olímpia – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas