13 de maio | 2023

Prefeito de Olímpia visita a filha na Suécia e vira notícia por se interessar pela gestão de resíduos

Compartilhe:

BUSCANDO IDEIAS NAS FÉRIAS!
Prefeito foi conhecer trabalho da filha presidente da comissão de reciclagem da Telge.

Jornal brincou com o prefeito sobre o porquê ter interesse nas latas de lixo.

O prefeito Fernando Cunha que está em férias desde 29 de abril, descansando, passeando e fazendo um tour cultural pela Europa, aproveitou para visitar a filha que mora na Suécia e é presidente da comissão de reciclagem da Telge e, ao conhecer o trabalho que ela vem desenvolvendo, acabou sendo entrevistado e virou notícia na imprensa sueca com penetração em toda a Europa.

Dois jornais deram destaque para a visita do prefeito ao sistema de gestão de resíduos que é adotado na Suécia, mais especificamente na cidade de Södertälje onde a filha Naiara Pereira Cunha reside.

JORNAL BRINCA COM O PREFEITO
SOBRE INTERESSE NA GESTÃO DE RESÍDUOS

Uma das publicações brinca com o interesse do prefeito para destacar seu entusiasmo em entender como se dá o processo que é gerenciado por sua filha. Afirma o jornal: “As latas de lixo nas estações de reciclagem de Södertälje são uma continuação. Mas há aqueles que estão realmente impressionados com a gestão de resíduos aqui. O prefeito brasileiro Fernando Augusto Cunha, por exemplo”, destaca.

E vai além, em tradução feita pela internet, “Fernando Augusto Cunha visitou a Suécia principalmente para visitar a filha, a política de Södertälje e presidente da comissão de reciclagem da Telge, Naiara Pereira Cunha (MP). Mas aqui mesmo o prefeito de Olímpia achou por bem fazer uma visita informal de estado – ao centro de reciclagem de Tveta”.

PREFEITO ACHOU DIVERTIDO
VER A FILHA TRABALHANDO
COM QUESTÕES AMBIENTAIS

O jornal destaca, então, a declaração do prefeito:

– É muito divertido que minha filha tenha entrado na política e se envolvido com questões ambientais, então eu queria ver no que ela trabalha.Questões climáticas e ambientais são universais, são tão importantes no Brasil quanto na Suécia, e como gerenciar resíduos é uma grande parte disso.Então tem sido interessante ver como se trabalha com isso.

A publicação da internet ressalta também que depois de passar algumas horas na instalação em Tveta, o prefeito de Olímpia pôde afirmar que as diferenças entre a gestão de resíduos sueca e brasileira são enormes.

NO BRASIL TUDO ACABA NO “LIXÃO”

– A grande diferença é o lixo doméstico, basicamente tudo acaba no lixão no Brasil, apenas cerca de três por cento é separado.Quando vejo quantos recursos são investidos em uma instalação como esta, percebo que a distância entre a Suécia e o Brasil é maior do que eu pensava antes de vir para cá. Na verdade, fiquei um pouco surpreso.

A publicação sueca enfatiza ainda que ter acesso a tecnologia semelhante à da Tveta é o menor dos problemas de Fernando Augusto Cunha. E que outros dois desafios precisariam ser superados para que a gestão brasileira de resíduos se aproxime da praticada nos centros de reciclagem de Södertälje.

DIFERENÇA DE ORÇAMENTO É ENORME

– As diferenças de acesso aos recursos entre Södertälje e Olímpia são enormes.Nosso orçamento é consideravelmente menor e isso limita o quanto podemos priorizar a reciclagem. Então você tem que encontrar atores comerciais que possam pensar em ajudar. Mas também se trata de mudar a mentalidade e o comportamento das pessoas. As pessoas precisam incorporar a reciclagem e a triagem em seu comportamento diário. Não é uma coisa fácil de mudar.

Concluindo, o veículo sueco pergunta para o prefeito de Olímpia se as diferenças são esmagadoras ou se ele vê uma oportunidade para o Brasil fechar a lacuna?

– Ainda percebo que as pessoas no Brasil estão cada vez mais abrindo os olhos para coisas assim. Veremos se chegamos ao mesmo nível, mas as tendências são positivas e acho que está indo na direção certa.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas