13 de abril | 2014
Prefeito anuncia que está “feliz” porque quase metade dos proprietários já teriam pago IPTU
O prefeito anunciou na manhã de sexta-feira, dia 11, que está feliz porque quase metade dos proprietários de imóveis de Olímpia já teriam pago seus Impostos Prediais e Territoriais Urbanos (IPTU). Estes, eles, já teriam quitado seus carnes à vista ou ao menos realizado o pagamento da primeira parcela do valor.
“Estou muito otimista. Os números são praticamente os mesmos do ano passado. Alguns são mais criteriosos, pagam em dia, pagam no dia da parcela. Alguns, talvez não tenham pagamento, é assalariado esperam juntar duas ou três parcelas e pagam. O mais importante é que 50% da população já está em dia com o IPTU de 2014”, declarou durante entrevista que concedeu à rádio Espaço Livre AM.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Finanças, publicados no site oficial da Prefeitura, até na quinta-feira, dia 10, foram recebidos apenas 2.449 pagamentos à vista e 8.248 pagamentos referentes a 1ª parcela. Ou seja, indicam que 48,3% dos contribuintes já estavam “em dia com o IPTU/2014” (sic).
No entanto, de acordo com o que a editoria desta Folha da Região apurou e entende, somente aproximadamente 11% dos 22.147 contribuintes que tiveram valores lançados a título de IPTU, podem ser considerados como tendo pago seus impostos.
Esse percentual (11%) representa o total de 2.249 proprietários de imóveis que, pode se considerar pertenceriam à classe media alta ou aqueles que não tiveram aumento muito grande nem de IPTU e nem do valor venal do imóvel.
Já os aproximadamente 37% (8.248 contribuintes) que efetuaram o pagamento da primeira parcela do imposto, deveriam ser considerados apenas como se eles estivessem fazendo promessas de pagamentos do total do imposto e aguardando que alguma coisa aconteça e que possa modificar esta situação absurda provocada pelo prefeito e seus vereadores.
Na realidade, como foi observado por pessoa que pediu para não ser identificada por receio de ser retaliada futuramente, o recebimento do valor total é o que é almejado pela Prefeitura Municipal para chegar à finalidade pretendida.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!