03 de julho | 2022

Precursor do Turismo de Olímpia comemora 90 anos nesta 2.ª feria

Compartilhe:

BENITO FAZ 90 ANOS!
Tudo começou com histórias sobre o poço abandonado da Petrobrás que jorrava água quente.
“Fico muito feliz de estar junto com ele nos seus 90 anos. É uma pessoa que vou carregar pro resto da minha vida”, arquiteto Jorge Noronha, atual presidente do Thermas.

O empresário Benito Benatti ao lado daquele que materializou seus sonhos, arquiteto Jorge Noronha (atual presidente do Thermas)

Benito, agora, mesmo sem as incumbências da presidência, sempre é visto caminhando no parque e no escritório onde grandes decisões foram tomadas ao longo das últimas várias décadas. Também costuma sentar debaixo de uma palmeira, observar e relembrar todos os bons e difíceis momentos que viveu para materializar um sonho que iria mudar a história da cidade que adotou como sua.


José Antônio Arantes
O idealizador e criador do Thermas dos Laranjais de Olímpia, empresário Benito Benatti, comemora 90 anos na segunda-feira, dia 04 de julho. Familiares, diretores e funcionários do parque aquático vão fazer uma homenagem pra ele neste dia.

Nascido no dia 04 de julho de 1932, filho de Margarida e Giuseppe Valentino Baliano, Benito Benatti, conhecido carinhosamente como seu Benito, em Olímpia construiu seu lar, compôs a sua família e ajudou a construir esta cidade.

Hoje, cercado pela esposa, Eudirce Bordon Benati, seus filhos Solange e Mauricio, seu genro e seus netos e bisnetos, consegue dividir seu tempo entre eles sem deixar de percorrer sua criação, sentar debaixo de uma palmeira, observar e relembrar todos os bons e difíceis momentos que viveu para materializar um sonho que iria mudar a história da cidade que adotou como sua.

TUDO COMEÇOU
AO OUVIR HISTÓRIAS
DO POÇO ABANDONADO DA PETROBRÁS

Empresário de sucesso no ramo metalúrgico, não se absteve a criar algo para si e para os seus. O Clube Dr. Antonio Augusto Reis Neves, o Thermas dos Laranjais, começou a ser idealizado há várias décadas, quando enxergava longe e imaginava o que poderia ser feito para a cidade que havia escolhido para fincar suas raízes.

Há mais de 30 anos, já passando dos seus 50 anos, após participar de todos os movimentos que visavam o progresso desta cidade, também após implantar um sistema de retransmissão de canais de TV, uma aspiração de seu povo à época, ousou pensar mais alto, mais longe.

Após ouvir de amigos as histórias da perfuração de um poço da Petrobrás que, ao tentar encontrar petróleo, após chegar há mais de mil metros de profundidade, havia jorrado, ao invés do ouro negro, água quente, pura, cristalina, imaginou, projetou em sua mente, como poderia aproveitar aquela dádiva da natureza.

NORONHA ESTÁ COM
BENITO DESDE O INÍCIO

Com muito esforço e dedicação, passou a discutir com outros cidadãos, o sonho que surgira em sua mente. Um clube de águas quentes.

De lá para cá foram muitas experiências, muitas batalhas vencidas, milhares de dificuldades transpostas. Com o apoio da população, da família, de seus colaboradores, e tendo ao seu lado um arquiteto (Jorge Noronha) para projetar os seus sonhos, a realidade se mostrou marcante. Surgiu um dos parques aquáticos mais belos do mundo, com atrações inéditas e frutos da parceria que fez surgir, décadas após, o combustível para milhões em investimentos numa indústria que cresce em todo o mundo: o turismo.

Este verdadeiro cidadão olimpiense, o único prefeito que nunca assumiu o posto oficial, mas que foi, sem dúvidas o seu grande administrador, o que mais fez pelos seus, tem em seu currículo a maior realização que alguém poderia deixar para o rincão que escolheu para viver, completa 90 anos de uma vida em grande parte dedicada a concretização deste sonho.

Benito recentemente deixou a presidência da entidade e passou o bastão para o seu companheiro de jornada, Jorge Noronha, ficando na primeira vice-presidência e com seu filho, Maurício, na 2.ª vice-presidência. Mas, ainda assim, sempre é visto caminhando no parque e no escritório onde grandes decisões foram tomadas ao longo das últimas várias décadas.

AS PALAVRAS DE JORGE NORONHA

Seu fiel escudeiro e projetista e executor de seus sonhos, o arquiteto Jorge Noronha, esta semana, sobre a importância do empresário a vida dele declarou:

“O senhor Benatti na minha vida foi uma luz que apareceu. Fico muito feliz de estar junto com ele nos seus 90 anos. É uma pessoa fantástica que eu idolatro muito. É uma pessoa que vou carregar no meu coração pro resto da minha vida. Se eu pudesse ficar mais perto dele eu ficaria. Porque foi um grande mestre na minha vida. Foi um grande professor, um grande amigo. É uma pessoa que eu sinto um carinho muito grande, que pra mim, eu posso dizer de coração aberto, que eu amo muito esse homem”, declarou.

E complementou: Eu fico muito feliz por estar participando dos 90 anos dele, junto com ele, dando continuidade ao trabalho que fez aqui, que ele deixou eu participar. Eu acho que o senhor Benatti pra mim foi tudo. Ele me ensinou a ter amor por essa obra. Acho que não vai existir duas pessoas que amam o Thermas dos Laranjais, quanto eu e o senhor Benatti. E a gente vai tentar dar continuidade ao sonho que ele materializou”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas