26 de janeiro | 2008

Possibilidade de fortes temporais na região no final de semana

Compartilhe:


De acordo com o Boletim Meteorológico Especial para o interior paulista, distribuído pelo capitão Marcelo Barbosa de Oliveira, diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informou na quinta-feira, 24, desta semana, que áreas de instabilidade podem provocar temporais neste final de semana no interior paulista, principalmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado de São Paulo.

As chuvas ocorrem na forma de pancadas com descargas elétricas, rajadas de vento e elevado potencial para queda de árvores, destelhamentos, alagamentos e transbordamento de rios, entre a tarde desta sexta-feira, 25, e hoje (sábado), 26. A previsão elaborada às 15 horas da quinta-feira, 24, desta semana, tem validade até para o dia 28 janeiro, segunda-feira da próxima semana.

A atenção é especial para o Norte e Oeste do Estado de São Paulo, onde são previstas as chuvas de maior intensidade, principalmente entre as regiões de Araçatuba e Rio Preto. Alerta-se ainda que a propagação de uma frente fria traz de volta as chuvas mais generalizadas a partir do domingo, o que mantém elevado o risco de transtornos. No início da próxima semana as condições para temporais diminuem, mas o tempo segue nublado e chuvoso.

Preocupação
Por isso, o Posto de Bombeiros de Olímpia comunica que realiza até 31 março de 2008 a Operação Enchente, que consiste em planejar e executar as ações para a busca, salvamento e resgate em locais em que haja risco à vida e ao patrimônio, oriundas de precipitações pluviométricas que causem o transbordamento de cursos d’água, enxurradas e outras relacionadas ao aumento brusco dos níveis hídricos normais.

Nessas situações, segundo o comunicado assinado pelo comandante Ibrahim Nagib Karam Júnior, é prudente evitar, se possível, sair de casa nesses dias de fortes chuvas e enchentes e ficar atento às informações pelo rádio e televisão, sobre o tempo e as áreas afetadas por alagamento, fazendo um roteiro de deslocamento para evitar esses locais.

Durante chuva forte, o motorista deve dirigir devagar mantendo boa distância do veículo da frente. Ao ficar preso no trânsito em uma área de alagamento, onde o nível das águas esteja subindo rapidamente, abandone o veículo e procure um local seguro o mais rápido possível.

Ao caminhar nas vias públicas, ande na calçada junto aos muros e longe dos postes. As águas e a lama das enchentes podem transmitir doenças, além de esconder possíveis buracos. Crianças não devem brincar com o perigo.

Caso as águas das chuvas inundem sua casa, retire todas as pessoas e animais e procure um local seguro acima do nível das águas. Ao ficar ilhado, solicite ou peça a alguém que chame o Corpo de Bombeiros (discando 193). Buscar atalhos que encurtem os riscos, locais mais elevados e evitar rios e áreas de desabamento são, também, atitudes muito importantes.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas