10 de agosto | 2014
População sem teto de Olímpia pode passar de 12 mil pessoas
A população sem teto, ou seja, que vive de favor ou paga aluguel, mesmo que com muitas dificuldades, pode passar de 12 mil pessoas, ou seja, aproximadamente 24% do total de habitantes de Olímpia. Pelo menos é essa a conclusão que se pode chegar ao analisar a informação que o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luiz Gustavo Pimenta (foto), deu aos invasores da área da antiga lagoa de tratamento de esgoto, na segunda-feira, dia 4.
Para chegar a esse total de habitantes (12 mil) basta considerar a média de quatro pessoas por família – geralmente as mais simples e carentes tem uma quantidade maior de pessoas – e comparar com o total de pouco mais de 50 mil habitantes contados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), durante o Censo de 2010. Já em relação à média de quatro pessoas por família, é a mesma utilizada pelo órgão do Governo Federal.
De acordo com Luiz Gustavo Pimenta, foram feitas 3,6 mil inscrições para as casas do Jardim Residencial Harmonia, na zona leste, que foram entregues recentemente, pouco mais de 700 unidades. “A demanda é muito maior”, disse fazendo comparação com a oferta.
Depois um dos sem tetos que invadiram a área, se referindo ao total de pessoas que estavam no local da invasão, afirmou: “Nós temos 500 pessoas que precisam de moradia”.
E foi desta vez que, corrigindo a afirmação do interlocutor, o vice afirmou pela segunda vez: “Quando você fala são 500 famílias sem casa está errado. São mais de três mil famílias de Olímpia sem casa”.
A mesma informação foi dada também por Pimenta no dia seguinte, a uma emissora de rádio, na qual esteve pessoalmente comentando o problema, voltou a afirmar que o município tem aproximadamente três mil famílias sem teto.
UNIDADES HABITACIONAIS
Olímpia já entregou 1.608 casas desde 2009, sendo 786 no Village Morada Verde (MCMV), 713 do Residencial Harmonia (MCMV II), ambos localizados na zona leste, com recursos do Governo Federal, e 109 da CDHU, órgão do Governo Estadual, que foram construídas na zona norte.
Consta que ainda serão entregues mais 273 casas do Jardim Recanto Harmonia e mais 197 casas da CDHU, que estão sendo construídas em Baguaçu.
Por outro lado, de acordo com a Prefeitura Municipal, estão em fase de aprovação mais 60 casas para Ribeiro dos Santos e mais 200 casas para Olímpia, todas da CDHU.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!
Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!