18 de agosto | 2019

População manifesta repúdio pela omissão de um pilar deslocado em ponte maquiada reinaugurada

Compartilhe:

Mais uma vez uma polêmica foi instalada nas redes sociais pela forma que o atual governo tem omitido ou maquiado informações passadas para a população. Desta vez, foi a inauguração da maquiagem que foi feita na chamada “Ponte da Prainha” sobre o rio Cachoeirinha que teve madeiramento remendado e foi totalmente pintada com as cores do município com direito ao prefeito e assessores posarem em cima de mais uma “obrada” sem que fosse pelo menos informado que debaixo dela havia um pilar que estava totalmente deslocado.

Um cidadão ficou sabendo do fato e postou possivelmente primeiro para grupos de WhatsApp e, ao depois, nas redes sociais, várias fotos mostrando o acontecido. Foi o que bastou para ser iniciada uma nova polêmica na internet com a população mostrando seu descontentamento com mais essa ostentação com omissão.

A maquiagem da ponte da Prainha foi entregue com o direito a várias fotos posadas na manhã do sábado, dia 27 de julho, após ter ficado interditada por várias semanas para o que a assessoria chamou de reformas estruturais sem falar nada do pilar que estava totalmente deslocado dentro do rio.

Na ocasião, além de a matéria que foi publicada no site da prefeitura chamar para o fato do prefeito, que é engenheiro, ter ido visitar a obra, explicava que a ponte apresentava desgastes nas madeiras provocados pela passagem de veículos pesados, o que podia colocar em risco a segurança dos motoristas que utilizam o trecho.

E dizia: “Agora, pranchas e o madeiramento foram substituídos por novos, além de terem sido feitas manutenção do guarda corpo e nova pintura para maior conservação da madeira. Nas duas extremidades da ponte também foram colocados dois limitadores de altura de 3 metros, evitando assim que caminhões de grande porte passem pelo local e provoquem novos transtornos. As obras foram realizadas com recursos próprios e a mão de obra ficou a cargo de servidores públicos municipais, incluindo os da Prodem. A estimativa é de que tenham sido investidos cerca R$ 30 mil reais em todo o trabalho executado”, dizia a matéria.

REPERCUSSÃO NA INTERNET

Uma das internautas que postou as fotos em sua página do Facebook foi Maria Aidê Narcizo que indagou: “Essa é a ponte da Prainha, será que não viram por baixo?”
Na página foram vários os comentários como o de Cassia Rita Suedan que postou: “Olha só o descaso com a população que frequenta a Prainha. Kkkk. Corre o risco de NUNCA mais voltar. Kkkk”.

Samuel James De Paula Moura Florencio: “Só passaram uma tinta para tapear… E diga-se de passagem uma bela tinta…
Automotiva … O Resto não vou nem citar é o cidadão tirar suas conclusões da incompetência de gestores paus mandados que servem de marionetes com belos salários e conchavos político. 2020 vem chegando”.

Aparecida Oliveira B. Goncalves: “É mais uma prova de que o dinheiro público não é bem utilizado. Que pena. Assim que o novo prefeito tomar posse … faz outra … não é?”

Alvandir Peixoto : “Fizeram uma maquiagem na ponte e foram tirar fotos, estão achando que o povo e bobo NE? O reinado está acabando”.

Durante o programa Cidade em Destaque pela rádio Cidade em 98,7 Mhz e também pelo Face e pelo Youtube, outros comentários surgiram entre eles, o de Renato Silva: “O que mais me espanta é que o prefeito tem a formação de engenheiro … Como assim me entrega uma caca dessa”.

Mário Eduardo Macedo Pereira: “Eu acho que essa ponte deveria ser tombada pelo Patrimônio Histórico da cidade e que deveriam construir uma nova ponte para o tráfego normal”.

Tatiane Oliveira: “Gostaria de saber se tem na mídia o valor da reforma da ponte, pois moro na fazenda e passo lá direto e dá pra ver que trocar tábuas e pintar uma ponte e mesmo com a mão de obra jamais gastaria o valor que estão dizendo, reformamos um curral que daria 4 pontes da prainha com madeira e pintura e não gastou 15 mil. Detalhe, o dono da fazenda usou tinta Coral a R$ 225 cada lata de tinta.

Bruno Peres: “O certo é fazer uma ponte de concreto aquilo tá caindo. A reforma da ponte foi tinta, kkk, só rindo com essa cidade”.

Prefeitura comunica em nota que sabia do pilar deslocado

A prefeitura, após a repercussão negativa na internet de mais uma possível omissão negativa, publicou em seu site uma nota esclarecendo os fatos, mas acabou confirmando que já sabia do pilar deslocado antes de anunciar com toda pompa a maquiagem que foi feita na ponte após várias semanas de interdição.

Com o título “Prefeitura esclarece estrutura da ponte da prainha e estuda nova travessia de concreto”, a nota destacou que “a secretaria municipal de Obras, Engenharia e Infraes­trutura, desde janeiro de 2016 tinha conhecimento de que o pilar da ponte da Prainha já havia se deslocado devido às fortes chuvas, mas que esta teria sido liberada para o trânsito após laudos técnicos e análises de segurança”. 

Ainda no site da prefeitura consta que o secretário responsável, Leandro Pierin Gallina, afirmou que a ponte, que foi construída em estrutura mista (madeira, concreto e aço) no início dos anos 60, vem sendo acompanhada pela secretaria e o deslocamento do pilar não oferece risco estrutural. 

Também complementa que o prefeito Fernando Cunha em visita recente ao local, autorizou a contratação de um projeto para a construção de uma nova ponte de concreto, com duas faixas de rolamento, para substituir a ponte atual.

Enfatiza ainda a nota publicada no site oficial que recentemente, a secretaria de Obras realizou uma manutenção na ponte com a substituição do madeiramento que apresentava desgaste, provocado pela passagem de veículos pesados. Foram substituídas as pranchas e o madeiramento, além de terem sido feitas manutenções do guarda-corpo e nova pintura para maior conservação da madei­ra. Nas duas extremidades da ponte, também foram colocados dois limitado­res de altura de 3 metros, evitando assim que caminhões de grande porte passem pelo local e provoquem novos transtornos.

E conclui: “A secretaria de Obras ressalta ainda que vem monitorando constantemente a situação e que caso seja identificado algum risco aos moradores e usuários, a ponte será novamente interditada”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas