20 de dezembro | 2009

Polícia Militar aplica 10 multas de trânsito a motoristas por dia

Compartilhe:

Ok 19/12/2009 Comandante da PM Infrações AÇÃO DA CANETA!    “Fazem o que é errado, o limite de velocidade não é respeitado e é onde acontecem os acidentes”. Polícia Militar aplica 10 multas de trânsito a motoristas por dia “A mulher é mais cuidadosa, procura dirigir com mais tranquilidade, procura andar com mais calma”. Da redaçãoNo ano de 2009, principalmente no período entre janeiro e outubro, a Polícia Militar aplicou 10 multas de trânsito por dia, em motoristas que não respeitaram as normas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse período foram feitas 2.929 autuações de várias espécies a condutores de veículos motorizados.“É um número muito grande de autuações”, avaliou a capitã Marinilze Scomparini Guedes Furtado, durante entrevista que concedeu no final da manhã da terça-feira, dia 15, a uma emissora de rádio local.

A polícia tem desenvolvido várias operações no sentido de coibir as infrações de trânsito e mesmo assim, as pessoas ainda abusam quando não vêem uma viatura por perto. “Fazem o que é errado, entram na contra-mão, passam no semáforo vermelho, o limite de velocidade não é respeitado e é onde acontecem os acidentes”, relata.

Lamenta a comandante que o motorista de Olímpia ainda desrespeita o código e dirige falando no telefone celular. “Inclusive na porta da companhia a gente tem o desprazer de fazer autuação para motorista que está dirigindo e falando no celular. E o fato de falar no celular tira a atenção do motorista, além de tirar uma das mãos do volante e isso pode causar um acidente”, diz.

De acordo com ela, embora a mulher também transgrida as normas de trânsito, porém, de intensidade menor que os homens. “A mulher é mais cuidadosa, procura dirigir com mais tranquilidade, procura andar com mais calma”, compara.

No entanto, observa que há exceções. “Tem mulher que tem o pé bastante pesado e também pratica várias infrações de trânsito. Mas infelizmente o homem ainda está ganhando essa briga”, avisa.

De acordo com a comandante, o bom motorista é aquele que não se envolve em acidente de trânsito. No curso de direção defensiva, cita Scomparini, é citado que o acidente pode ser evitado.

“Ah, mas o meu acidente não teria como ser evitado. Teria sim, se você estivesse dirigindo mais devagar, prestando atenção. Se você brecar. Mas foi o outro que bateu em mim. Sim, mas se você estivesse prestando atenção você brecaria antes. Na direção defensiva a gente tem que dirigir para a gente e para os outros de forma a evitar acidentes. Se a pessoa está embriagada, está com pressa, dê lugar para ela passar, deixe ela ir embora, se livre das pessoas que estão grudadas na sua traseira, porque qualquer besteira que você fizer ela vai entrar na sua traseira”, recomenda.

Sobre o excesso de velocidade a comandante considera uma situação mais complicada ainda e por isso apóia a implantação de radares fotográficos, inclusive: “Sou favorável que seja colocado na Aurora um radar fotográfico para que sejam feitas autuações dos motoristas que passam por ali em velocidade acima da permitida”.

A comandante explica que quando a via tem uma velocidade permitida de 40 por hora, ela pode ser andada no mínimo a 20 por hora, que seria a metade, porém, do lado direito da via para que não atrapalhe quem está com um pouco mais de pressa, que quer andar a 40 por hora. Agora, é inaceitável o motorista que vem a 60, 70, até 100 por hora, que fique bravo com quem está na frente a 40 por hora”, finaliza.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas