15 de julho | 2007

“Pastoril Dona Joaquina” se apresentará pela 1ª vez

Compartilhe:

 

 O grupo "Pastoril Dona Joaquina" é uma das atrações consideradas inéditas que serão mostradas durante o 43.º Fefol (Festival do Folclore) que começa no próximo dia quatro de agosto. Novidade apenas em termos de grupo, uma vez que a manifestação já foi mostrada em eventos anteriores, tem origem na cidade de São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte.

Com a primeira apresentação marcada para a segunda-feira, dia seis de agosto, a expectativa e curiosidades dos organizadores são grandes em razão do grupo apresentar dois tipos de pastoris: o religioso e o profano. As informações sobre o grupo foram colhidas nesta sexta-feira (13) pela reportagem desta Folha junto ao endereço eletrônico do festival e confirmadas na internet através de pesquisa realizada pelo departamento de multimídia.

Trata-se de um grupo cultural composto, em sua maioria por filhas e netas de brincantes dos pastoris de São Gonçalo do Amarante (RN) e é composto por 25 componentes entre 10 e 25 anos, sendo 16 mulheres e quatro homens que dançam as inúmeras jornadas do Pastoril, embalados por cinco músicos que os acompanham.
De acordo com o endereço eletrônico do festival, o grupo que mostra a dança e músicas folclóricas através de pessoas que carregam a herança familiar, faz a estréia na segunda-feira (06) e participará também do desfile de encerramento no domingo, dia 12 de agosto. Entretanto, não é informado se permanece a semana toda no festival.

Já de acordo com o endereço eletrônico encontrado durante a pesquisa, trata-se de um grupo folclórico ativado em maio de 2005, portando com pouco mais de dois anos, junto a Dona Joaquina Cia. de Dança, cresceu e tomou rumo próprio como um grupo autêntico de passos elaborados, devido sua bagagem familiar e de pesquisas feitas para seus bailados e jornadas. Algumas de suas dançarinas descendem das brincantes dos antigos pastoris do Município.

Inéditos

Por outro lado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Cultura Popular (IBCP), até o momento o evento terá 68 grupos representando 17 estados, sendo que 17 destes são grupos que se apresentarão pela primeira vez.

Os grupos considerados inéditos são: Cia. de Danças Folc. do Centro de Tradições Mineira (Cataguazes – MG); Grupo Folclórico Farropilha (Betim – MG); Grupo Folguedos e Danças Prof. Pedro Teixeira (Maceió – AL); Grupo Folclórico Congo São Francisco (congo verde) (Catalão – GO); Folclore Catupé Cacunda (amarelo) (Catalão – GO); Grupo Parafolclórico Pôr do Sol (Quinta do Sol – PR); Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza – CE); Cia. de Dança e Cultura Popular Macambirais (Passa e Fica – RN); Grupo Pastoril Dona Joaquina (São Gonçalo do Amarante – RN); Grupo Sociedade Junina Bumba Meu Boi da Liberdade (São Luís – MA); Grupo Folclórico Reisado de Marimbondo (Pirambu – SE); Grupo de Boi de Mamão (Florianópolis – SC); Grupo Marujada "Negrito de São Benedito" (Prado – BA); Grupo de Expressões Folclóricas "Charme Caboclo" (Belém – PA); Grupo de Tradições Amazônicas Mapinguari (Belém – PA); Manifestação Folclórica Boi Faceiro (São Caetano de Odivelas – PA); e Grupo Boi de Morros (São Luís – MA).

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas