24 de maio | 2011

Pastoral terá espaço para tratar dependentes químicos na zona rural

Compartilhe:

Da Assessoria
A Pastoral da Sobriedade, um braço da Associação Nossa Senhora Aparecida (ANSA), terá, até meados de 2012, um espaço para reabilitação de dependentes químicos, que será implantada no bairro rural Santa Cruz, região oeste do município de Olímpia. O projeto está sendo viabilizado com apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

A clínica deve ser construída em uma área de 10 mil metros quadrados, localizada no bairro Santa Cruz, onde funcionava a antiga torre de TV. O projeto do executivo, em fase final de concretização, prevê a concessão do terreno por 20 anos à Associação.

Atualmente, a Pastoral mantém suas atividades e atendimentos em uma casa alugada na rua Marechal Deodoro, 387, no centro da cidade. Um grupo de 15 dependentes em busca de recuperação se reúne uma vez por semana (às terças-feiras) com acompanhamento de técnicos e voluntários.

Segundo Nelcides Domingues Ângelo (Toti), presidente da Associação, a equipe é composta de uma assistente social e uma psicóloga – estas remuneradas por meio da Secretaria de Assistência Social – mais duas psicólogas e agentes da Pastoral que trabalham de forma voluntária.

Além das reuniões de terça-feira, a Pastoral atende três vezes por semana (segunda, quarta e sexta), das 14 às 17 horas, para orientação, cadastro e encaminhamento de pacientes para clínicas. Esse trabalho também é feito por voluntários.

De acordo com Toti, a construção de uma clínica na cidade é de fundamental importância para o trabalho de recuperação dos dependentes.

A unidade, segundo o projeto, inicialmente atenderá 24 pacientes do sexo masculino, com acompanhamento psicológico e atividades diárias. "A internação é voluntária, ou seja, o dependente é quem precisa querer se tratar", explica Toti.

Para viabilizar a obra a Pastoral pretende conseguir recursos junto à iniciativa pública e privada. A obra inclui a construção de sala de reuniões, quartos, refeitório, cozinha, lavanderia, pátio coberto, banheiros, escritório e setor de atendimento, além da compra de móveis e utensílios.

Recentemente, o prefeito Eugênio José Zuliani, Geninho, e o vice-prefeito Luiz Gustavo Pimenta, que exerce a função de secretário de Assistência Social, visitaram a área onde poderá ser instalada a clínica.

Com eles estavam o presidente da Pastoral, o vereador Gustavo Zanette e o jovem Marco Antônio, que já foi dependente químico. O rapaz conta que procurou a Pastoral da Sobriedade e se diz curado das drogas, embora afirme que a luta é diária. "A Pastoral é feita de dependentes e familiares, eu fui curado lá por Jesus e quero ajudar na cura do próximo", disse Marco Antônio.

O terreno visitado por eles, segundo Toti, foi doado pela família Ruiz (do ex-vereador Francisco Ruiz e de Ignácia Gil Ruiz, que inclusive fazem parte da Pastoral) há cerca de 50 anos para a Hidrelétrica de Furnas. "A área não foi utilizada e Furnas devolveu ao município para a realização de um projeto social", explica.

?

?

?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas