29 de junho | 2008

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida completa 50 anos

Compartilhe:

 

 Criada no dia 29 de junho de 1958, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida completa neste domingo 50 anos de existência. Na ocasião, conta o frei Flaerdi Valvassori (foto), foi construído apenas um pequeno templo.

Somente no ano seguinte começaram a trabalhar na primeira ampliação, cuja obra demorou cerca de 10 anos para ser concluída. "É uma alegria para nós celebrarmos o 50 anos, embora seja um pouquinho de história", comentou.

Até então, a cidade tinha somente a Paróquia de São João Batista, que tomava conta de todo o território do município. Somente em 1958, ou seja, 53 anos depois da fundação, é que houve a divisão da cidade em duas partes, tendo como divisa o córrego Olhos D’água.

"Naquele tempo a igreja era menorzinha (sic), era só a parte da frente, não havia sido feito ainda à ampliação da parte de trás e as capelas laterais e por isso era chamada de a ‘Igrejinha’. Hoje ela tem a dignidade de matriz e é chamada de Matriz Nossa Senhora Aparecida", conta o frei.

O primeiro estágio de ampliação começou a ser feita no ano de 1959 e foi concluído depois de mais de 10 anos, já no início da década de 70. "Só aí que estava terminando a reforma atrás, porque não é simples, é difícil. Ao mesmo tempo foram surgindo as comunidades e outras capelas foram sendo construídas e todas elas debaixo do patrocínio de nossa Senhora Aparecida", explica.

A Paróquia conta ainda com algumas capelas rurais que, de acordo com Flaerdi, são quatro: Lambari, Limoeiro, Alegria e Campo Alegre. "Os dois distritos de Olímpia pertencem a essa paróquia, Santo Antonio, de Ribeiro dos Santos e, São José, em Baguaçu", informou.

"Além dessas são nove as comunidades dentro da cidade e todas estão festejando porque a festa é de todas elas, essa única festa que vai acontecer domingo próximo, dia 29 de junho", acrescentou.

Historicamente, de acordo com o frei, há fatos históricos e algumas situações que previram essa situação: "o fato da igreja matriz estar construída onde era o antigo cemitério da cidade é algo interessante, porque o cemitério tomava toda essa praça".

O cemitério era na praça que hoje leva o nome de Valdomiro Graça, embora seja conhecida por Praça de Nossa Senhora Aparecida, onde funcionou desde antes do povoado ser elevado a município até o ano de 1914.

"Em 1915 foi feito o cemitério novo e foram exumados os restos mortais daqui e inumados no cemitério novo", disse. Porém, alguns ficaram e foram encontrados nas reformas feitas mais recentemente, quando teve que abrir o piso e "encontramos ainda ossadas que depois foram devidamente organizadas e, respeitosamente inumados de novo".

Quando foi criada a paróquia, os freis que antes estavam na Paróquia de São João Batista foram abrigados na nova. O primeiro pároco foi o frei italiano Eugênio de Rosa. "Porque nossos frades começaram com dois freis italianos que em 1948, que desembarcaram aqui e já assumiram as paróquias de Guaraci, Olímpia e Cajobi", afirmou. O frei Flaerdi Valvassori e o 18.º a comandar a paróquia.

"O fato mais importante é a população de Olímpia que acho que é muito cheia de fé e de Deus. Pessoas maravilhosas e com aquela mescla de povos vindo de todos os lados do mundo, que hoje se fundem nessa única população cheia de fé e de carinho, que continua levantando o estandarte da fé", finaliza.

Bispo preside a missa que será celebrada domingo às 19 horas

De acordo com o frei Flaerdi Valvassori, neste domingo, dia 29, acontecerá o que é mais importante na comemoração do cinqüentenário da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Um dos eventos será a missa campal que será celebrada às 19 horas, presidida pelo bispo da Diocese de Barretos, Dom Edmilson Amador Caetano. Logo após será feita uma corrente humana ao redor da matriz.

A missa, segundo contou Flaerdi, reunirá alguns freis que já estiveram na paróquia antes e atualmente trabalham em outras comunidades. "Será uma comemoração bonita", avisa.

Porém, as atividades começam na noite deste sábado, às 19 horas, com a celebração de uma missa e prosseguem no domingo, quando será feita uma carreata pelas principais ruas da cidade carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Às 12 horas será feita a consagração de imagens da padroeira.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas