12 de agosto | 2012

Para historiador Olímpia FC foi fundado há mais de 90 anos

Compartilhe:

O Olímpia Futebol Clube, o alviceleste, que atualmente carrega o apelido de Galo Azul, foi fundado no dia 19 de setembro de 1920, e já estaria a aproximadamente um mês de completar 92 anos de existência.

Isso é o que garante o historiador José Maria de Jesus Marangoni que, inclusive fez constar essa informação em sua revista "Olímpia Esportiva 1919 a 1995".

Na página 7 da revista, consta, inclusive, que a fundação do clube está registrada no Cartório de Imóveis e Anexos da Comarca de Olímpia, onde foram encontrados os dados oficiais da história do time.

De acordo com o relato do historiador, o primeiro presidente foi João Haidar, que tinha como companheiros de diretoria nomes como João Borges de Siqueira, Mário Vieira Marcondes, Mario Garcez Novais, Miguel Salin, Coronel José Medeiros e José Clemêncio.

"Compunham os altletas convocados para a primeira equipe: Alfredão, Scalozzi, Peixotão, Zéca Garcez, Alcides Brunelli, José Cristino, Delamanha e muitos outros", conta o livro editado por José Marangoni.

Entretanto, embora com comissão constituída, equipe formada, faltava ainda um local definido para que o time pudesse mandar os seus jogos para participar de torneios e competições regionais.

Por isso, foi então cedido um grande terreno vazio, localizado no cruzamento da Rua Dr. Antônio Olímpia com a Avenida Deputado Waldemar Lopes Ferraz, então XV de Novembro, na área central da cidade, onde está instalada Escola Estadual Dona Anita Costa.

Mas não havia profissionalismo e naquela época eram normais as disputas regionais em uma espécie de torneios. A maioria dos jogos era em caráter amistoso e sempre trocados.

Ainda não havia o campeonato da primeira divisão de profissionais organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), o que acabou ocorrendo somente na metade da década de 40.

NO SITE OFICIAL

No entanto, segundo consta no site oficial do clube, o Olímpia teria surgido no dia 5 de dezembro de 1946, quando o Dr. Orlando Lopes, já conhecido nos meios esportivos locais, assumia a presidência da Associação Atlética (AA) Olímpia.

Essa história conta que como primeira providência extinguiu o nome A.A. e colocou novamente Olímpia Futebol Clube e teria também adotado em definitivo e oficialmente as cores azul e branca, que permanecem até hoje.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas