20 de julho | 2014

Para entrevistados mulher tem mais coragem e se expõe mais

Compartilhe:

Vários pensamentos foram coletados pela reportagem desta Folha na busca de um entendimento do porque os casamentos gays registrados até agora em Olímpia, envolvem apenas os casais femininos. Mas de maneira geral as explicações giram em torno de que as mulheres são mais corajosas e por isso acabam se expondo mais, principalmente quando se trata de uma situação considerada ainda polêmica por grande parte da população.

Outras justificativas foram apontadas, dentre elas uma que vai ao encontro da informação de que há mais mulheres que homens na cidade e que isso acaba prevalecendo também nessa questão. Mas há também quem diga que é só o começo e que logo os casais do sexo masculino começam a aparecer.

Para a fotógrafa Evani Gomes Siqueira: “Acho que só focou isso, só porque são mulheres, mas poderia só serem homens. Logo, logo, eu acho que vai ter casal só de homens também. É só o começo, de tudo é só o começo”. A fiscal de área azul Milena Aparecida Bertoco disse: “Acho que os homens tem mais vergonha, as mulheres pensam mais pra frente”.

Para o radialista Djalma Zanoli as mulheres são mais corajosas: “mas tem muita gente aí convivendo; homens, um com o outro e eles não querem se manifestar perante a sociedade. Eu acho que não tem nada a ver, acho que cada um tem que cuidar da sua vida”. E acrescentou: “acho que é válido, as pessoas se libertarem cada um cuida de si, cada um demonstra o amor que tem pelo outro, eu acho que é isso aí que importa. Pelo menos estão falando e fazendo amor. Isso daí não é importante?”.

HOMENS NÃO ESTÃO PREPARADOS

A coragem das mulheres também é apontada pelo aposentado Aparecido Eli Bonin: “porque geralmente as mulheres têm mais coragem que os homens, nessa parte todo casamento de mulher com mulher, elas estão sempre na sociedade e sempre estão lutando por isso. Agora no casamento de homem com homem, eles não estão preparados para isso”.

A vendedora Joice de Lima Morales comentou: “acho que as pessoas que estão assumindo, que são homossexuais são mais jovens, homens, às vezes as famílias não aceitam, às vezes é mais fácil para mulher do que para o homem, ainda tem esse preconceito, com a mulher eu acho que ela enfrenta mais, a gente sabe que tem homens que é casado, mas que é por fora, é pai, mas tem vergonha de assumir, eu acho que nem ele se aceita, mas eu acho que a mulher se aceita ela dá a cara mais a ta­pa”. 

Para o professor Juliano Au­gusto Canevaroli o homem é mais reservado: “a mulher é mais exposta. Queira ou não queira a imagem do homem é muito mais degradante do que a questão da mulher, eu acho que ainda há um preconceito muito grande na realidade com o homem. Uma mulher com outra mulher, você aceita muito mais fácil do que um homem com outro homem. A própria sociedade causa essa situação. Mas eu acho que muito breve, com a mídia com esse tema, nós vamos ter na região um casamento de homem com homem”.

A dona de casa Santina Batista Gonçalves entende que “o homem está muito carrasco. Eu acho que a mulher já cansou de partir para o lado do homem e agora está partindo pro lado das mulheres. Eu acho que mulheres se dão melhor umas com as outras”. Também dona de casa, Tereza Marques dos Santos respondeu que nesse “ponto não dá para entender porque, às vezes é porque tem mais mulher do que homens”.

O motorista Santo Palmiro de Carvalho diz que é “porque o homem não expõe muito e a mulher expõe mais. Homem já é mais reservado e acho que tem vários casamentos gays em Olímpia, mas é mais reservado, eles não expõe muito para a sociedade”.

Já o chaveiro Marcos Antônio Muniz disse: “acho que isso vem muito da violência, eu acho que a mulher deixa de optar de viver com homem, porque existe muito homem violento nesse mundo, às vezes uma violência doméstica, uma violência silenciosa que a pessoa está sofrendo. A pessoa às vezes não delata aquilo muitas vezes por vergonha por se sentir rejeitada, às vezes acaba optando por relacionar com outra mulher, porque ela sabe que outra mulher é mais carinhosa, ela é mais complacente, ela é mais tranquila. Acredito que seja por isso”.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas