28 de julho | 2013

Pacaembu nega ter responsabilidade por secagem de nascentes

Compartilhe:

O grupo Pacaembu, responsável pela construção das casas populares do Residencial Harmonia, na zona leste de Olímpia, nega ter qualquer responsabilidade pela eventual drenagem de nascentes que foi constatada através de ví­deo encaminhado à editoria por Miguel Arcanjo, conhecido por Ta­manduá, morador do Jardim Paulista, próximo do local que diz conhecer desde pequeno, onde inclusive nadava com os amigos.

“A área que aparece na reportagem não integra o canteiro de obras do Residencial Harmonia e o projeto do empreendimento, assim como os resíduos gerados, são acompanhados semanalmente por órgãos ambientais competentes”, esclarece a assessoria de imprensa da empresa.

De acordo com a nota, a empresa esclarece que nunca despejou entulho ou terra, em córregos do município de Olímpia. Os resíduos sólidos são retirados por caçamba que são recolhidas semanalmente por uma empresa especializada e aprovada pela Cetesb.

“Os taludes, necessários para a construção, seguem as normas de segurança e são acompanhados diariamente pela equipe de engenharia e não há registro, dentro do canteiro de obras, de terras que tenha escorrido até nascentes dessa região da cidade”, diz trecho da nota.

Em outro trecho a empresa afirma: “A área que aparece no vídeo do jornal iFolha não é de responsabilidade do Grupo Pa­ca­­em­bu, já que não integra o canteiro de obras do Residencial Harmonia. O projeto executivo do empreendimento, aprovado pelos órgãos ambientais e pela CAIXA, delimita a área de construção e segue todas as espe­ci­ficações e exigências da legislação ambi­en­tal”.

“O Grupo Pacaembu reforça o seu compromisso com moradias de qualidade e com a preservação do meio ambiente, utilizando-se de métodos construtivos e práticas sustentáveis”, finaliza a direção da empresa.

Já em relação à eventual responsabilidade da Prefeitura Municipal, sabe-se apenas que através de uma emissora de rádio local, o secretário municipal de Obras e Serviços, Renê Alexandre Galeti, divulgou que não se trataria de nascentes de água e que a situação estava sob controle e que a ação estava inclusive aprovada por órgãos de controle ambiental.

ENTENDA O CASO

Como se recorda, na edição pas­sada foi publicada matéria informando que algumas nascentes que segundo informações apuradas pela reportagem com pessoas que frequentam o local há várias décadas, estão sendo extintas e que a ação seria para favorecer uma obra para construção de casas na zona leste de Olímpia.

As nascentes estão bastante próximas da área onde estão sendo construídas as casas populares do Jardim Harmonia. Mas o fato é que estão sendo jogados entulhos sobre a principal mina de água e até restos de lixo domésticos podem ser verificados.

Também segundo foi afirmado por Tamanduá, foi levantada a possibilidade de que o local poderia ser utilizado para a construção de algumas casas: “Pelo jeito ainda vão ser construídas algumas ca­sas em cima. O residencial está bem próximo e já tem alicerce de ca­sa beirando ali. Está complicada a coisa ali”.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas