24 de setembro | 2024

Os planos de Geninho para melhorar a saúde, incluindo a UPA e a Santa Casa! (Sabatina Pod Pai)

Compartilhe:

Geninho foi o primeiro entrevistado na Sabatina do Pod Pai pela Rádio Cidade e Youtube, na terça-feira, 24.

Na sabatina promovida pelo Pod Pai, na terça-feira, dia 24, Geninho Zuliani foi o primeiro candidato a prefeito de Olímpia a ser entrevistado, e não perdeu tempo ao abordar o que considera um dos maiores desafios da cidade: a saúde pública. Segundo ele, a questão da saúde está no centro das preocupações dos olimpienses, com 47% da população apontando a área como a principal falha da administração pública atual.

Geninho relembrou a época em que a saúde em Olímpia se resumia ao pronto-socorro na Santa Casa. “Nós trouxemos a UPA em 2011, que foi uma revolução para aquela época”, disse ele. No entanto, ele reconheceu que a cidade cresceu desde então e a UPA atual não está mais atendendo às demandas da população. Segundo Geninho, a gestão da UPA hoje é ineficiente, com problemas como escalas de plantões mal organizadas e falta de médicos em alguns momentos críticos.

De acordo com o candidato, a Santa Casa não tem mais controle sobre a gestão da UPA, sendo apenas uma intermediária para a movimentação de recursos. “A Santa Casa só empresta o CNPJ para o dinheiro da prefeitura passar por lá, não faz a gestão real do atendimento”, afirmou.

PROBLEMAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
E NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Outro ponto crítico, segundo Geninho, é a gestão da Atenção Básica em Olímpia. Ele mencionou que, embora as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estejam funcionando, a estrutura ainda está em grande parte improvisada, dificultando a marcação de consultas e a implementação de um atendimento mais regular e preventivo.

Geninho também criticou a desativação de equipes da Estratégia de Saúde da Família que, durante sua gestão anterior, faziam visitas domiciliares para monitoramento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. “Essas equipes hoje não estão mais nas ruas, o que faz com que a saúde preventiva fique enfraquecida”, disse ele.

UPA INFANTIL:
UMA SOLUÇÃO ESPECÍFICA PARA CRIANÇAS

Como proposta de melhoria, Geninho mencionou a criação de uma UPA infantil, destinada ao atendimento de crianças de 0 a 15 anos. Segundo ele, a ideia é desafogar a atual UPA ao separar os atendimentos pediátricos dos demais. “A nova UPA vai ter mais pediatras e exames específicos para crianças, o que também vai melhorar o atendimento na UPA atual, que poderá focar nos casos adultos”, explicou.

UM OLHAR PARA O FUTURO

Para o futuro, Geninho prevê grandes melhorias para a saúde de Olímpia, mas reforçou que é necessário, antes de tudo, garantir uma gestão eficiente e planejada. Além disso, ele destacou que, sem uma base de atendimento organizada e um sistema de saúde funcional, os moradores continuarão enfrentando dificuldades. “A gente só dá valor à saúde quando precisa, e é isso que a população está sentindo. Eu quero mudar essa realidade”, concluiu.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas