29 de dezembro | 2014

Olimpienses voltam a levar doações para famílias do Vale do Jequitinhonha no Natal

Compartilhe:

Da redação e TV Tem
Um grupo de voluntários de Olímpia, coordenados pelo empresário Deusivaldo Rosa dos Santos, voltou a visitar as famílias mais carentes do Vale do Jequitinhonha, na região norte do Estado de Minas Gerais. A viagem de ajuda, levando roupas, alimentos e brinquedos é realizada há 25 anos.

Com recursos próprios e doações, o grupo leva alimentos e roupas para moradores do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Uma forma de tornar mais alegre o Natal de famílias carentes. E foram as cenas de pobreza e de abandono que amoleceram o coração do empresário.

Tudo começou em 1989 quando Deusivaldo Rosa dos Santos viu na televisão uma reportagem sobre o Vale do Jequitinhonha e ficou inconformado com a situação daquelas pessoas e decidiu ajudar, mesmo estando a mais de mil quilômetros de distância. “Depois que eu assisti a reportagem eu não consegui dormir mais, a reportagem foi de madrugada e não consegui dormir. Fiquei com a ideia na cabeça de ajudar essas pessoas”, conta o empresário.

Deusi, como é conhecido, arrecadou, sozinho, os mantimentos e com dois amigos carregou um caminhão pequeno e partiu para uma das regiões mais pobres do Brasil. De lá para cá, ele já passou 25 natais fora de casa, ajudando as pessoas. “A partir daí nunca mais parei de ir. Meu Natal é sempre lá, todo ano”, diz.

A família e os amigos entraram na dele e começaram a ajudar e formaram ao longo desses anos uma imensa corrente de solidariedade. Agora Deusivaldo nem precisa mais correr atrás: as doações chegam o ano inteiro, de todo canto. “A partir do momento que ele resolveu ir para Minas, os filhos, os amigos, mãe, sogra, todos começaram a ajudar e hoje recebemos ajuda de milhares de pessoas”, afirma Vera Lúcia Moro dos Santos, mulher de Deusivaldo.

Deusivaldo guarda tudo na loja de móveis dele. São toneladas e mais toneladas de alimentos, roupas, calçados, brinquedos e cada pessoa ajuda como pode. Todo ano é assim, nos meses de novembro e dezembro, os móveis saem de cena e uma parte da loja é transformada num depósito de donativos. Aqui os voluntários trabalham todos os dias para separar e embalar tudo que será doado. Eles conferem a situação de cada peça, consertam as que precisam e lavam tudo.

De Olímpia até a primeira parada no Vale do Jequitinhonha são 1.400 quilômetros. Os caminhões seguem juntos, cheios de mantimentos e de esperança.

A viagem é longa e cansativa e depois de um dia inteiro na estrada, depois de rodar 800 quilômetros, aproximadamente, a equipe chega a Montes Claros (MG), onde vai parar pra descansar.

Com 1.300 quilômetros, segundo dia de viagem, a paisagem mostra que o Vale do Jequitinhonha chegou, com montanhas, muito verdes, uma região muito bonita, mas também cheia de contrastes.

Na região onde o rio Jequitinhonha corre o sol do semiárido de Minas castiga a população, principalmente quem tira da terra o sustento para toda família. Na região, 900 mil pessoas vivem em 64 municípios e grande parte em situação de grande pobreza.

Os voluntários de Olímpia, ou amigos do Jequiti, como gostam de ser chamados, não seguem roteiro, apenas o coração. Na maioria das vezes voltam para o mesmo lugar e mesmo que de longe acabam acompanhando a vida de cada um.

Fotos:(reprodução TVTEM) Acima o empresário Deusivaldo Rosa dos Santos. Acima, ao centro, voluntários organizam os donativos que serão levados ao Jequitinhonha. E Moradores do Vale do Jequitinhonha recebem donativos.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas