19 de junho | 2022

Olimpiense obtém doutorado em geografia na UFSC analisando Olímpia pela ótica econômica

Compartilhe:

 

YES, NÓS TEMOS DOUTORES!
A tese se encontra disponível em forma digital no acervo histórico da prefeitura.
CLIQUE AQUI E LEIA A RESE EM PDF.


O olimpiense João Victor Moré Ramos defendeu tese recentemente e foi aprovado, obtendo o título de Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, analisando a história de Olímpia sob a ótica econômica baseada no economista marxista Ignácio Rangel.

Moré Ramos, que é filho do casal de empresários Gilberto Ramos e Magali T. M. Ramos, enxergou Olímpia sob o prisma dos ciclos batizados por Rangel de juglarianos, em estudo profundo sobre a economia olimpiense, abordando os ciclos da saída da era do campo e da importação para industrialização até a chegada da hegemonia dos serviços baseados no turismo.

João Victor termina sua tese com três afirmações que devem gerar a interrogação na cabeça daqueles que conseguem adentrar, mesmo que de forma tímida, no mundo da geografia e da economia, alertando para um possível futuro esvaziamento do ciclo turístico local.

As questões passam pelas necessidades urbanas na medida em que a cidade se coloca diante do desafio de acompanhar o ritmo de desenvolvimento apresentado pelo setor de serviços ancorados no Turismo;

Decifrar os reais motivos de o complexo de multipropriedade das novas redes hoteleiras conseguir atrair investidores e, por conseguinte aumentar o fluxo de turistas; e, por fim, até que ponto o turismo conseguirá suportar os efeitos da sazonalidade ao longo do tempo.

Enfim, Olímpia conseguirá manter o turismo como sustentáculo ou este será superado, carimbando a tese dos ciclos de Rangel? Eis a questão.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas