25 de setembro | 2024

Olimpiense é o brasileiro que briga por liderança da Chuteira de Ouro

Compartilhe:

Atacante formado no Audax se destaca na Europa e disputa prêmio de artilheiro máximo dos campeonatos nacionais europeus

Da Redação com Rafael Reis, Colunista do UOL – Um atleta nascido em Olímpia está entre os principais goleadores da atual temporada do futebol europeu. Com 18 gols marcados no campeonato letão, o brasileiro Ramires, de 23 anos, briga diretamente pela liderança da Chuteira de Ouro, prêmio dado ao maior artilheiro das ligas nacionais da Europa. O jogador, que atua pelo Riga FC, soma 18 pontos na classificação continental e está apenas seis pontos atrás do líder, o estoniano Alex Tamm, do Kalju, que tem 24 pontos.

Apesar de ter deixado o Brasil bem jovem, Ramires chegou a ser procurado pelo Santos na última janela de transferências, mas a negociação não avançou devido a questões financeiras. O interesse do clube brasileiro mostra o destaque que o atleta vem ganhando no cenário internacional, ainda que ele atue em uma liga de menor expressão.

PASSAGEM PELA EUROPA

Ramires foi formado nas categorias de base do Audax e, antes de se transferir para a Europa, teve passagens pelo Bragantino e pela Ponte Preta. Sua primeira experiência internacional foi no futebol do Chipre, onde passou oito meses antes de se transferir para a Letônia, onde defende o Riga FC.

Em uma entrevista concedida à Rádio Cidade, Ramires conversou com o jornalista José Antônio Arantes e sua filha Bruna, no programa Pod Pai e Filha, destacando os desafios e conquistas de sua carreira na Europa. A entrevista foi um dos momentos em que o atleta compartilhou sua trajetória com os conterrâneos.

DESAFIOS PARA A CHUTEIRA DE OURO

Embora tenha feito uma excelente temporada, é pouco provável que Ramires consiga conquistar a Chuteira de Ouro, já que cada gol marcado no futebol letão vale apenas um ponto na premiação, ao contrário das ligas de maior expressão, como Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, onde os tentos têm peso dois. Além disso, o Campeonato Letão está em sua reta final, com apenas seis rodadas restantes.

JEJUM DO BRASIL

O Brasil já enfrenta um longo jejum na disputa pela Chuteira de Ouro, com o último vencedor sendo Jardel, que faturou o prêmio na temporada 2001/2002, quando atuava pelo Sporting, de Portugal. Além dele, apenas Ronaldo (1996/1997) e o próprio Jardel (1998/1999) já levaram o troféu para o país. No cenário atual, o Brasil continua distante da disputa com goleadores consagrados.

A atual temporada, no entanto, vê o norueguês Erling Haaland (Manchester City) e o estoniano Alex Tamm (Kalju) como os principais concorrentes de Ramires na briga pelo cobiçado troféu.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas