13 de janeiro | 2019

Olímpia tem 11 chegadas de Santos Reis previstas para o mês de janeiro

Compartilhe:

De acordo com informações divulgadas na sexta-feira da semana passada, dia 4, pela Secretaria Municipal de Turismo, a Estância Turística de Olím­pia terá 11 chegadas de Companhias de Santos Reis durante todo o mês de janeiro deste ano. Vale ressaltar que o dia consagrado aos santos foi o domingo, dia 6 de janeiro, quando aconteceu a primeira chegada. As Folias de Reis são manifestações culturais e religiosas presentes nos Festivais do Folclore de Olímpia.

Conforme ocorre tradicionalmente na Estância Turística de Olímpia, o mês de janeiro é marcado pelas chegadas das Companhias de Reis, em homenagem aos Três Reis Magos, cuja data é celebrada oficialmente no dia 6, domingo.

O município, considerado oficialmente como Capital Nacional do Folclore, possui dezenas de companhias, existentes há várias décadas, passando de geração para geração.

As Companhias iniciam o ritual de peregrinação no mês de novembro. Percorrem casas, visitam devotos, levam suas bandeiras, cantam, dançam e arrecadam prendas. Devotos que fazem promessas para os três reis magos e que recebem a graça, fazem questão de agradecer. Por isso, acolhem as companhias em suas casas e doam prendas. Essas prendas são utilizadas em janeiro, nas suas chegadas e festas.

A primeira chegada foi na noite do domingo passado, dia 6, na Rua Domingos Bizio (entre Av. do Folclore e R. Cândido Bruniera), no Jardim Santa Ifigênia, na zona norte da cidade, da Companhia de Reis Santos do mestre Adelis Paula dos Santos.

Neste sábado, dia 12, às 15 horas, no Salão de Festas da Igreja do Bairro Serrinha, da Companhia de Reis Os Viajantes de Belém, do mestre Vla­de­mir Francisco Jorge.

Também hoje, no período da tarde, serão mais duas chegadas, uma no Salão de Festas da Igreja Santo Antônio, na zona leste, da Companhia de Reis Fernandes, do mestre Nilson José Fernandes, e outra no Salão de Festas da Igreja São Benedito, será a chegada da Companhia de Reis Família Miranda, do mestre Antônio Miranda.

No próximo sábado, dia 19, às 16 horas, no Salão de Festas da Igreja São Benedito, será a chegada da Companhia de Reis Os Visitantes de Belém, do mestre Geraldo dos Santos.

Também no dia 19, às 17 horas, no Jardim Alvorada, na Rua B, Chácara Estrela, número 90, será a chegada da Companhia de Reis Caminho de Belém, do mestre Odair Aparecido Nunes Pereira e, à noite, às 19 horas, no Salão de Festas da Igreja Santo Antônio, no Jardim Cizoto, terá a chegada da Companhia de Reis Os Filhos de Maria Lourival Corrêa.

No domingo, dia 20, às 17h30, na Avenida do Folclore, 607 – J. Santa Ifigênia, será a chegada da Companhia de Reis Estrela da Paz, de José Francisco Ferreira.

No dia 26, também num sábado, às 17h30, no Salão de Festas da Igreja do bairro rural Bela Vista, será a chegada da Companhia de Reis Magos do Oriente, de Antônio Miguel Alves.

Outra chegada será no mesmo dia, às 18h30, no Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas e Turísticas Professor José Sant’anna, será a chegada da Companhia de Reis Lapinha de Belém, do mestre Dorvano da Silva.

Por fim, no dia 27/01/2019, no Bar do Geraldo Viana, na Avenida do Folclore, no Jardim Santa Ifigênia, será a chegada da Companhia de Reis Estrela D´Guia, do mestre Vladevino Aparecido Ambrosio.

 

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas