06 de maio | 2012

Olímpia supera a média regional de computadores conectados à Internet

Compartilhe:

Com quase 41% dos domicílios conectados através de microcomputadores, o município de Olímpia supera a média da região noroeste quando se fala em conexão com a Internet, a rede mundial de informações.

Segundo os dados gerais do Censo Demográfico 2010, divulgados na sexta-feira da semana passada, dia 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os microcomputadores estão presentes em 6.480 do total de 15.986 domicílios contados pelo órgão. Entretanto, é bom que se destaque que se trata apenas de domicílios residências, sem considerar indústrias, casas comerciais ou prestadores de serviço.

Essa média supera também a média nacional, de 30,7%. No entanto, perde para a média estadual (44,5%), e para a de São José do Rio Preto (45,5%), onde são 62.494 unidades do total de 137.127 domicílios visitados.

Mesmo assim, segundo levantamento do jornal Diário da Região, de Rio Preto, a região noroeste está mais conectada à internet em casa do que a média registrada no País. Praticamente uma a cada duas moradias tem exclusivamente o serviço que garante inclusão, cidadania e conexão ao mundo, e representa uma nova forma de comunicação entre as pessoas.

Para efeito de comparação, no Estado do Amapá, com quase o mesmo número de residências que Rio Preto – 156 mil, ou seja, 19 mil a mais, só 16,6% (26 mil casas) têm o serviço, o que representa menos da metade do patamar já atingido por Rio Preto, uma das cidades mais ricas do Brasil.

Outro dado que pode ser considerado importante na pesquisa do IBGE, é que foram encontrados 7.614 domicílios dotados de microcomputadores em Olímpia. Isso representa que em apenas15% deles, ou seja, a diferença de 1.134 casas, o equipamento não é utilizado para conexão com a Internet.

O economista e professor da faculdade Dom Pedro 2º Bruno Sbrogio, disse ao jornal que a classe C aumentou recentemente os seus ganhos (em torno de R$ 1,2 mil mensais) e não ficou à parte da revolução digital que ocorreu na última década.

Além de ter mais dinheiro no bolso, a população tem facilidade para obter financiamentos e comprar a prazo. Por esses motivos, investe em equipamentos modernos, como computadores e celulares, e os serviços que os acompanham.

Segundo Sbrogio, ter acesso à internet, sobretudo em casa, abre um leque de possibilidades na busca por informação, educação, inclusão e cidadania. ”É uma ferramenta que conecta as pessoas ao universo digital. É uma questão cultural. Hoje, muitos serviços estão à disposição a um clique”.

TELEFONIA CELULAR
Por outro lado, o telefone celular é a única forma de comunicação usada por moradores de 6.224 domicílios pesquisados em Olímpia. Ou seja, em aproximadamente 38,9% do total de 15.986 domicílios. E neste aspecto, supera a média de Rio Preto onde isso ocorre em 35,8% das casas que contam com telefone na cidade (49 mil das 132 mil).

Em contrapartida, o uso do telefone como único meio de comunicação ocorre em 1.437 residências, ou seja, 8,9% dos 15.986 domicílios, também nesse aspecto superando Rio Preto onde o fato ocorre em somente 8%, ou seja, 11 mil.

No Noroeste paulista, o patamar é maior: 48,6% dos domicílios tem o telefone celular como a principal fonte de comunicação oral. São 205 mil das 391 mil moradias. São 38 mil aparelhos fixos ou 9% do total.
Mas ainda em relação ao município de Olímpia, a pesquisa mostra que em apenas 5,75% dos domicílios, ou seja, em 920 do total de 15.986 não há telefones sejam fixos ou celulares.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas