16 de novembro | 2014

Olímpia recebe certificado de elevação à estância turística

Compartilhe:

Da redação e assessoria

A Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo) realizou na noite de quarta-feira, dia 12, na Câmara Municipal, a solenidade de entrega do Certificado de Estância do Estado de São Paulo para a cidade de Olímpia.

A entidade privada e sem fins lucrativos foi criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista. Hoje congrega 70 estâncias que estão divididas entre: balneá­rias, climáticas, hidrominerais e turísticas.

A entidade tem assento no Conselho Estadual de Turismo, na Câmara de Turismo da Federação do Comércio, no COC – Conselho de Orientação e Controle do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, órgão ligado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Sancionado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 25 de julho de 2014, a lei que transformou o município de Olímpia em uma Estância Turística gera a expectativa de que em 2015 Olímpia receba aproximadamente R$ 3,4 milhões do Governo do Estado de São Paulo, para investimentos em setores vinculados ao segmento do turismo, exclusivamente. O recurso vem da Secretaria de Turismo do Estado, com verbas do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

COISA ANTIGA

O tema transformação em Estância Turística vem desde o período do ex-governador Mário Covas, através de uma proposta do então deputado estadual, o olimpiense Fer­nando Augusto Cunha, ainda na década de 90.

No entanto, o que se sabe é que desde então nada vinha sendo aprovado. Mesmo com a participação de vários deputados, dentre eles, segundo consta, do próprio Itamar Borges. Porém, a aprovação deu-se somente agora, através do Projeto de Lei de autoria de Geraldo Alckmin.

Aprecesp entrega certificado oficial à Olímpia como Estância Turística

Em solenidade realizada na noite da última quarta-feira, 12, na Câmara Municipal de Olímpia, o presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), Antônio Luiz Colucci, entregou ao prefeito da cidade, Geninho Zuliani, o certificado que classifica oficialmente o município como Estância Turística. Estiveram presentes no evento Secretários Municipais, entre eles o Secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, Guto Zanette; os vereadores Beto Puttini, presidente, Marcão Coca, Pastor Leonardo Simões, Cristina Reale, Marco Santos, Marcão do Gazeta e Luiz Antônio Moreira Salata; além de representantes de diversos segmentos turísticos de Olímpia.

Olímpia entrou ao seleto grupo das estâncias após a aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa, em julho deste ano, posteriormente sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin. O mesmo projeto contemplou as cidades de Brotas e Guara­tinguetá, que já receberam os certificados. Com isso, o Estado de São Paulo passa a contar com 70 estâncias turísticas e Olímpia irá adquirir o direito de receber recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) a partir do ano que vem.

“Hoje é um dia muito especial para Olímpia e a entrega do certificado coincide com o ano em que comemoramos os 50 anos do Festival do Folclore, nossa maior festa da cidade”, disse o prefeito Zuliani. Segundo ele, o município iniciou sua campanha para se tornar estância em 2001. Agora, iniciou outra luta. Tenta junto ao Congresso Nacional e o Senado o reconhecimento da cidade como “Capital Nacional do Folclore”, título já reconhecido pela Secretaria Estadual de Cultura.

“Somos a única cidade do mundo a possuir um recinto exclusivo para o Folclore. O título (de Capital Nacional do Folclore) irá valorizar ainda mais nosso trabalho e empenho em manter a tradição da festa, que dura 10 dias e atrai cerca de 100 mil turistas durante o período”, explica.

Investimentos

O prefeito de Olímpia aproveitou a oportunidade para ressaltar o salto que a cidade vem registrando no segmento turístico. Além do Thermas dos Laranjais, um dos cinco termais mais visitados do mundo, com dois milhões de visitantes ao ano, a cidade vem recebendo investimentos maciços na rede hoteleira, que conta atualmente 10 mil leitos e expectativa de aumentar para 22 mil nos próximos anos. “Só perdemos para São Paulo e Santos em número de leitos”, lembrou.

A rede hoteleira já gera 12 mil empregos com expectativa de crescimento. “O Thermas dos Laranjais está há 30 anos na cidade, realizando investimentos crescentes e atraindo novos investidores à cidade”, frisou o prefeito, que também comemorou a inauguração do Royal Thermas Resort & Spa, há menos de 10 dias. “O empreendimento possui 490 apartamentos e 200 funcionários com carteira assinada. Vamos capacitar mão-de-obra para evitarmos exportar de outras cidades”.

De acordo com o prefeito, o Turismo é uma nova realidade, ante o segmento agrícola, que há poucos anos, respondia por 90% da geração de renda no município. Novos parques aquáticos deverão se instalar na cidade a partir de 2015. “Queremos ser um grande centro de entretenimento”.

“Injustiça”

O presidente da Aprecesp, Antônio Colucci, que durante a solenidade recebeu o título de “visitante ilustre” concedido pela Prefeitura Municipal, afirmou que a concessão do título de Estância Turística à Olímpia “corrigiu uma grande injustiça”, já que, segundo ele, a cidade merecia a classificação há muito tempo por possuir diversos atrativos turísticos. Ele destacou o compromisso do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que há dois anos havia anunciado em Olímpia que iria apresentar à Assembleia Legislativa o projeto de lei que a transformaria em Estância.

“O Turismo gera emprego, renda e contribui para o crescimento da cidade, pulverizando investimentos do setor privado. E isso ficará ainda mais evidente com a transformação de Olímpia em Estância Turística”, discursou Colucci. Ele também destacou o trabalho do legislativo paulista. “A Assembleia foi valente, pois à época havia mais de 90 cidades que também queriam se transformar em estância. A Aprecesp aprovou por unanimidade entre os prefeitos associados a inclusão de Olímpia, Brotas e Guara­tinguetá como Estâncias”.

Para encerrara a solenidade, o Prefeito Geninho entregou ao Presidente Antonio Colucci o Decreto nº 5.874 de 10 de novembro de 2014, que o declara como Visitante Ilustre do nosso município.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas