20 de setembro | 2010

Olímpia pode ter menos de 50 mil habitantes

Compartilhe:
 
Se prevalecer a tendência verificada nos números do IBGE (Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatísticas), relativos ao Censo 2010, divulgados até a noite desta sexta-feira, dia 17, por volta das 21 horas, pode ser que a população de Olímpia não chegue a 50 mil habitantes, conforme está sendo aguardado na cidade.


Uma avaliação nas informações que constam no site do IBGE, indicam a média de 3,1387 pessoas por domicílio. Isto, referente a aproximadamente 83% dos domicílios já visitados pelos agentes recenseadores. A reportagem verificou que 12.726 dos 15.334 domicílios já foram visitados e tiveram seus dados encaminhados ao órgão.


Para chegar a essa média de habitantes por domicílio foi considerado o total 39.944 habitantes, já contadas, segundo o site, que representam 79% dos 50.602 moradores estimados em julho de 2009, segundo o IBGE. Também foi levado em consideração o total de 12.726 domicílios visitados, que representam 83% dos 15.334 estimados também em julho do ano passado.


Se confirmados os 3,1387 moradores por domicílio e considerando o total estimado (15.334), o total de habitantes poderá ser de 48.129 habitantes. Mas se o cálculo for pelo número de ligações de água informado pelo Departamento de Água e Esgoto do Município de Olímpia (DAEMO), também nesta sexta-feira, o total de moradores poderá ser de 48.844.


CÂMARA SERÁ REDUZIDA

Inicialmente, a confirmação de um total de habitantes inferior a 50 mil prejudicará dois setores, diretamente. Um deles é o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do Governo Federal, que sofrerá uma redução, embora seja impossível definir de quanto será esse prejuízo. Além disso, pode até interferir na assinatura de convênios, seja com alguma Secretaria de Estado, seja com algum Ministério.

Outro é no setor político, também, só que diretamente na câmara municipal, que poderá perder uma cadeira. Assim sendo, na eleição de 2012 seriam eleitos apenas nove vereadores.


Por outro lado, considerando-se também os totais de domicílios, estimados e visitados, restariam ainda 2.608 locais para serem visitados. Desde o dia 1.º de agosto, quando a contagem começou oficialmente, os recenseadores têm visitado 231 domicílios por dia, em média. Desta forma, o trabalho deve ser concluído dentro de aproximadamente 11 dias.


BOLSÕES DE POBREZA

Entretanto, apenas pelas informações que constam no site não é possível considerar que já se tem uma média definitiva de moradores por domicílio. Por exemplo, se ainda não foi contado algum dos bolsões de pobreza da cidade, onde residem famílias com maior número de pessoas.

Nesse caso a média será elevada e poderá, por outro lado, aumentar o resultado final do total da população de Olímpia. Essa informação não é possível obter nesse momento, porque há pouco contato entre o agente censitário municipal, Luiz Paulo Vilella, e os 50 entrevistadores que saem a campo para contar a população.


Segundo um desses agentes informou para a reportagem, o aparelho usado por eles envia as informações coletadas diretamente ao IBGE, através de um programa específico de informática, facilitando a atualização constante.


Outro fator é que as dificuldades consideradas até naturais para encontrar as pessoas em suas residências faz com que muitas vezes um domicílio fique sem ser contado, com o agente voltando num final de semana ou mesmo durante a noite, para completar o trabalho na área.


MICRORREGIÃO

Em Altair, cidade da microrregião em que o trabalho está aparentemente mais adiantado, o número de pessoas contadas já chega 3.394 contra o estimado de 3.287. O número de domicílios também já supera o estimado: 1.055 visitados contra 996.

Os agentes de Cajobi já visitaram 2.834 dos 3.033 domicílios estimados, chegando ao total de 8.872 moradores contra o total estimado de 10.009.


Com 94% dos domicílios visitados, Embaúba aparentemente é onde o trabalho também estaria mais adiantado. Lá os agentes já visitaram 695 dos 740 domicílios e contaram 2.134 dos 2.443 moradores estimados.


Em Guaraci, onde aparentemente o trabalho está mais atrasado, foram visitados 1.998 dos 2.866 domicílios estimados, o que representa cerca de 70% deles. Os agentes contaram 6.419 moradores contra os 9.459 estimados.


Já em Severínia os agentes já visitaram 4.348 dos 4.760 domicílios, ou seja 91% do total estimado em julho de 2009, onde contaram 14.449 dos 15.707 moradores estimados pelo IBGE.

Compartilhe:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do iFolha; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Você deve se logar no site para enviar um comentário. Clique aqui e faça o login!

Ainda não tem nenhum comentário para esse post. Seja o primeiro a comentar!

Mais lidas